Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Assessoria de Imprensa

O acesso à água de qualidade ainda é um problema para milhões de brasileiros. Fundamentais para a garantia da regularidade e qualidade do abastecimento, as áreas de mananciais têm sido frequentemente castigadas por desmatamento, ocupações irregulares e descarte de esgoto doméstico. Nesse contexto, a Escola do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) promove, dia 02 de abril, a partir das 9h, a palestra “Proteção de mananciais”.


Entre os tópicos apresentados estará a proteção das áreas naturais a partir da criação e gestão de Unidades de Conservação dentro do município de São Paulo, estratégia considerada extremamente eficaz a longo prazo. O assunto ficará a cargo da Diretora da Divisão de Unidades de Conservação da Biodiversidade e Herbário Municipal da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Anita Correia de Souza Martins. A gestora ambiental traz a expertise de quem já coordenou o Plano Municipal de Mata Atlântica – PMMA, instrumento legal que direciona e possibilita a ação dos municípios na preservação da vegetação nativa.


Atuando também na SVMA , o diretor da Divisão de Fiscalização Ambiental, Gilson Alves Bevilacqua destaca os desafios encontrados no controle de infrações ambientais nas áreas de proteção e recuperação de mananciais e as ações conjuntas entre diferentes órgãos estaduais e municipais no combate às ocupações e atividades irregulares. “Na região da Represa de Guarapiranga, por exemplo, o maior número de infrações se refere ao corte de vegetação sem autorização. Sabemos que esse desmatamento visa abrir espaço para ocupações irregulares”, revela Bevilacqua.


Com moderação da auditora do TCMSP Gisela Coelho Nascimento, a palestra conta ainda com a participação de Márcia Nascimento, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e integrante da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A especialista irá apresentar um histórico do planejamento regional para as áreas de mananciais.


Serviço: Palestra “Proteção de mananciais”. Dia 02/04, das 9h às 12h. Auditório da Escola do Tribunal de Contas do Município de São Paulo - Av. Professor Ascendino Reis – 1130 – Vila Clementino.Inscrições gratuitas

 

PROTECAO DE MANANCIAIS v3


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!