Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Assessoria de Imprensa

A gestão correta dos resíduos pode ser importante aliada na luta contra o impacto negativo gerado pela construção civil, responsável por grande parte da produção de lixo no mundo. E a matéria-prima para ideias inovadoras em áreas de lazer na cidade pode estar bem mais perto do que imaginamos: no canteiro de obras. É o que vai mostrar o arquiteto e urbanista André Graziano* na palestra "Formas de reutilização de resíduos da construção civil em espaços de lazer e cultura”, dia 16 de abril, das 15h às 17h, na Escola do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.


O especialista apresenta dois de seus projetos em que o RCC (resíduo da construção civil), comumente chamado de entulho, foi o grande diferencial. No Parque do Povo, em São Paulo, e na Praça dos Pelados, em Campinas, o material, que sempre representou um entrave para o setor da construção civil, foi reaproveitado, dando origem a soluções criativas como calçadas drenantes e suportes para vegetação com retenção hídrica. “No Parque do Povo criamos uma estação de reciclagem que nos permitiu utilizar o RCC para construir calçadas drenantes externas, passeios e ciclovia. Passados mais de dez anos, o resultado ainda pode ser visto por lá”, explica Graziano.


Construída onde antes havia um Hospital Psiquiátrico, exatamente no espaço em que circulavam nus pacientes com transtornos psicológicos severos, a Praça dos Pelados foi restaurada com uso de material descartado da obra. “A intenção era exemplificar como o RCC reciclado poderia ser utilizado para retenção de águas pluviais e suporte para vegetação, permitindo a manutenção das particularidades botânicas das espécies escolhidas”, afirma o arquiteto.


De acordo com o especialista, as propostas utilizadas em ambos os locais também podem ser aplicadas em menor escala. “A ideia de projetos dessa natureza é que as pessoas percebam que as soluções mais sustentáveis estão à disposição e não são as mais complexas. Podem ser usadas em pequenas reformas, tanto para organização do canteiro de obras como para promover beleza e utilidade a partir de material que seria jogado fora”, finaliza.

 

Serviço: "Formas de reutilização de resíduos da construção civil em espaços de lazer e cultura”. Dia: 16/04/19, das 15h às 17h. Auditório da Escola do Tribunal de Contas do Município de São Paulo - Av. Professor Ascendino Reis – 1130 – Vila Clementino. Inscrições gratuitas clique aqui

 

*Arquiteto Paisagista, Mestre em Paisagem e Ambiente (FAU/USP 2006), Doutor em Educação (FE/UNICAMP 2016), Diretor de Sustentabilidade da Pedra Verde Saneamento Ambiental, Diretor de Inovação da Urbancare Criatividade Urbana, Diretor de Projetos da Licuri Paisagismo e curioso por ofício. Foi responsável por Projetos de Intervenção Urbana em Campinas (2003-2004) e São Paulo (2005-2010) envolvendo a criação de Parques e Áreas Livres Urbanas e Programas de Adoção de Espaços Públicos, Arborização entre outras ações culturais e ambientais.

 

Praça dos Pelados:

Praa dos pelados 3 compacto

Crédito da imagem: André Graziano

 

Praa dos pelados compacta

Crédito da imagem: André Graziano

 

Praa dos pelados 6 compacta

Crédito da imagem: André Graziano

 

Praa dos pelados 5 compacta

Crédito da imagem: André Graziano

 

Praa dos pelados 4 compacta

Crédito da imagem: André Graziano

 

Parque do Povo:

caladas drenantes Parque do Povo compacta

Crédito da imagem: Carlos Henrique Corte Gomes

 

Caladas externas drenantes Parque do Povo compacta

Crédito da imagem: Carlos Henrique Corte Gomes

 

Caladas internas compacta

Crédito da imagem: Carlos Henrique Corte Gomes

 

Parque do Povo estao de reciclagem compacta

Crédito da imagem: Carlos Henrique Corte Gomes

 

 

 

 

 


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!