Assessoria de Imprensa, 12/08/2019

A Escola de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) organizou um curso de extensão que, pela primeira vez, aconteceu aos sábados, como o que ocorreu no último dia 10 de agosto. A aula, com a professora Suelem Lima Benicio, teve como tema "Gestão da educação pública municipal" a partir de um conjunto de conteúdos ministrados nos mais diversos cursos que acontecem durante a semana.

Estiveram presentes na abertura da formação o diretor-presidente da Escola de Gestão e Contas, Maurício (Xixo) Piragino, e a responsável pela Coordenadoria de Cursos, Samira Saleh. Após a palavra do presidente da Escola, Samira ressaltou a honra de receber nessa primeira turma pessoas vinculada à educação. "Seria uma contradição começar por outra área, se nós queremos fortalecer a formação e ofertar outros tipos de temas", comentou Samira.

Durante a aula, foram discutidos os principais assuntos dos debates nos espaços educacionais no que se refere às políticas públicas. "É a questão dos indicadores da qualidade da educação; como eles são construídos; a quem eles servem; e o que eles contemplam ou não?", questionou a professora Suelem. A aula também foi voltada para a questão do financiamento da educação, no qual, segundo Suelem, "o dinheiro é sempre insuficiente para as demandas que as pessoas têm". O debate abordou ainda a questão atual sobre o custo mínimo aluno/ano versus o custo aluno/qualidade.

A próxima aula vai acontecer no próximo sábado (17/08), das 9h às 17h, ministrada pelo professor Danilo Fuster. Nela, serão trabalhadas as questões da reforma do Estado e como ela impacta no âmbito da educação; da gestão democrática e das carreiras dos servidores; e do ponto de vista da burocracia.

Professor de Berkeley (EUA) visita a Escola de Contas

A Escola de Gestão e Contas do TCMSP também recebeu no sábado (10/08) a visita do Prof. James Holston, professor de antropologia na Universidade da Califórnia (Berkeley). Autor do estudo que virou o livro "Cidadania Insurgente" (Cia. das Letras), que reconstitui a história dos movimentos comunitários responsáveis pelas modalidades de participação democrática que vêm transformando profundamente a sociedade brasileira desde a década de 1970. O Professor James Holston mostrou-se entusiasmado com a estrutura e as atividades da EGC e particularmente, achou muito positivo e inédito o curso de Pós Graduação da EGC, "Direito Público Municipal". Ele está finalizando um trabalho junto a UNIFESP, como professor convidado, no qual fez o Plano Participativo Estratégico da universidade que deve virar também um livro.

O diretor-presidente da Escola de Gestão e Contas, Maurício (Xixo) Piragino

A responsável pela Coordenadoria de Cursos da Escola, Samira Saleh

A professora Suelem Lima Benício ministrou a aula deste sábado (10)

Da esquerda para a direita: Xixo Piragino, Prof. James Holston e Professora Suelem Benício