Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa, 20/08/2019

Finalista do Oscar da educação mundial, a professora municipal Débora Garofalo recebeu, na terça-feira (19/08), o "Certificado de Boas Práticas da Escola de Gestão e Contas Públicas" do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). Esta foi a primeira vez que o certificado foi entregue e a cerimônia ocorreu em sessão especial realizada no plenário do TCMSP. A homenagem visa o reconhecimento de pessoas ou entidades públicas ou privadas que se destaquem por boas práticas em políticas públicas, no âmbito do Município de São Paulo.

A professora Débora Garofalo ganhou destaque internacional ao levar para a sala de aula o projeto ‘Robótica com Sucata’, no qual jovens estudantes de uma escola da periferia desenvolveram um projeto inovador de robótica a partir de sucatas. Por esse motivo, ela foi indicada como finalista do Global Teacher Prize 2019 e considerada uma das 10 melhores professoras do mundo, tendo sido a primeira educadora brasileira a alcançar esse grau de reconhecimento.

Além da homenageada, fizeram parte da mesa o presidente do TCMSP, conselheiro João Antonio da Silva Filho; o conselheiro dirigente da Escola de Gestão e Contas Públicas da instituição, Maurício Faria; o secretário executivo da Secretaria Estadual de Educação, Haroldo Correa Rocha; o secretário Municipal da Educação, Bruno Caetano; a educadora e ex-ministra da Administração e Reforma, Cláudia Costin; e o diretor-presidente da Escola de Gestão e Contas, Maurício “Xixo” Piragino. Estiveram presentes também alunos da EMEF Almirante Ary Parreira, localizada na Vila Babilônia, zona sul de São Paulo, local em que Débora colocou em prática o trabalho que lhe rendeu a outorga.

O presidente João Antonio parabenizou o trabalho feito pela professora e reforçou que uma sociedade que não investe em educação será sempre subdesenvolvida. “Para nós, que defendemos o Estado Democrático de Direito, significa respeito às diferenças, pluralidade de ideias, e um de seus pilares é a democratização do conhecimento”, explicou o presidente do TCMSP.

Após a exibição de um vídeo mostrando a experiência realizada pela professora Débora Garofalo, ela recebeu das mãos do conselheiro Maurício Faria o Certificado de Boas Práticas pelo trabalho feito com os alunos, sendo aplaudida de pé pelos presentes à cerimônia e se emocionou. “Esse certificado é mais do que um papel, é a coroação de um trabalho de cinco anos na escola. Quando cheguei lá, peguei uma realidade completamente diferente do que tinha vivenciado como professora da rede pública, pelo que me orgulho muito de falar”, afirmou ela.

A professora Débora ressaltou alguns problemas observados nas crianças logo na sua chegada, como falta de perspectiva e de motivação. “Foi nesse cenário que falei que gostaria de ser professora de tecnologia. Disse à minha diretora, à época, que tinha intenção de transformar a vida das crianças por meio disso”, destacou.

E assim, surgiu a ideia de propor aos alunos ir às ruas recolher o lixo. “Essa proposta foi muito bacana porque eles puderam tirar fotos, conversar com os moradores e entender como o bairro funcionava e, ao retornar à sala de aula, fizemos um painel com fotos da comunidade e, nesse momento, tiveram a dimensão do local em que moravam. É nesse cenário que nasce o trabalho de robótica com sucata, dessa vontade de mudar a realidade deles”, ensinou Débora.

Ao longo de quatro anos, houve muito recolhimento de lixo (mais de uma tonelada foi tirado das ruas), melhora das notas na escola e mobilização de pessoas de dentro e fora da comunidade. Mas, para Débora, outro fator foi fundamental para o sucesso do projeto. “O brilho no olhar de cada aluno, de saber que poderiam triunfar. Alguns estudantes nossos entraram na Universidade de São Paulo (USP), mostrando que não era aquele lugar que determinava o que poderiam ser na vida”, reafirmou.

No encerramento do discurso, ela reforçou o papel fundamental dos alunos para que o trabalho de robótica fosse satisfatório. “Esse reconhecimento não é meu, é da educação municipal. E precisamos olhar para ela com mais carinho, é a única arma que vai poder mudar a sociedade, é o que temos de mais importante nos dias de hoje”, finalizou ela. Por tudo isso, a professora Débora foi convidada pela Secretaria Estadual de Educação para levar esse trabalho com robótica para cerca de 2,5 milhões de alunos em 2020.

Em seguida, foi a vez de a educadora Cláudia Costin fazer seu discurso de homenagem à Débora, reafirmando a admiração ao trabalho realizado pela professora. “Débora representa o que há de mais importante e urgente no Brasil: profissional com boas práticas e com orgulho delas, não se coloca como vítima de um sistema, ela é de verdade. Olhou para sua realidade e, ao invés de se lamentar, enxergou possibilidades”, disse Cláudia Costin.

O secretário executivo da Secretaria Estadual de Educação, Haroldo Correa Rocha, agradeceu poder participar da homenagem feita para a professora Débora. Ou melhor, como ele disse, para a educação brasileira. “O Brasil precisa que todos abracem e vejam na educação a mais importante ferramenta de transformação da sociedade. A educação é a arte da palavra e ela tem muito a nos ajudar”, completou.

Por seu lado, o secretário Municipal da Educação, Bruno Caetano, propôs uma reflexão sobre o simbolismo da homenagem, que para ele tem um duplo desafio da educação neste século. “Primeiro, inclusão com qualidade para que todos os alunos progridam sabendo ler, escrever, interpretar as questões básicas do ensino. Com esse projeto premiado, ela reuniu todas as competências necessárias para os estudantes deste novo século”, disse Bruno.

Por fim, o diretor-presidente da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP, Maurício “Xixo” Piragino, falou sobre os resultados obtidos e do trabalho realizado: transformar informação em conhecimento. “A gente faz educação com alegria e com o coração, não tem outro jeito”, declarou Piragino.

A professora Débora Garofalo aproveitou o momento final da homenagem para dizer o quanto aprendeu com os seus alunos durante esse projeto. “Nem todo professor tem a noção de quanto o seu trabalho impacta na sociedade. Meus alunos falam de como eu impactei a vida deles, mas foi o contrário. Eles me fizeram ser uma pessoa melhor, entender que as pessoas importam para que a educação dê certo. Meu aprendizado não acaba aqui”, encerrou a ganhadora pioneira do "Certificado de Boas Práticas da Escola de Gestão e Contas Públicas" do TCMSP. 

 

O conselheiro Maurício Faria foi o mediador da homenagem desta segunda-feira (20/08)

O presidente João Antonio reforçou que uma sociedade que não investe em educação será sempre subdesenvolvida

Débora Garofalo ganhou destaque internacional ao levar para a sala de aula o projeto "Robótica com Sucata"

Composição da mesa para a homenagem à professora Débora Garofalo


A educadora Cláudia Costin fez seu discurso reafirmando a admiração ao trabalho realizado por Garofalo


Haroldo Correa Rocha afirmou que a homenagem feita para Débora é também para a educação brasileira

O secretário Municipal da Educação, Bruno Caetano, propôs uma reflexão sobre o simbolismo da homenagem


Maurício “Xixo” Piragino, falou sobre os resultados obtidos: transformar informação em conhecimento


Débora Garofalo recebe o "Certificado de Boas Práticas da Escola de Gestão e Contas Públicas" do TCMSP


Débora Garofalo e seus alunos da EMEF Almirante Ary Parreira, localizada na Vila Babilônia, zona sul de São Paulo

 


Comentários

0 # Morgan Oliveira 21-08-2019 17:39
Apenas a título de sugestão, a primeira imagem apresentada no artigo poderia ser da própria homenageada. Assim, ao realizar o compartilhamento em outras redes sociais essa foto ganharia destaque.
Parabéns aos colaboradores envolvidos no emocionante evento. Foi uma espécie de combustível para impulsionar as energias em direção ao bem coletivo, através de iniciativa, força de vontade e colaboração de seus pares.
0 # Escola de Contas 22-08-2019 14:14
Boa tarde, Morgan

Agradecemos o contato e as sugestões.
Na capa da matéria, em Notícias, a primeira imagem é da professora Débora.
https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/noticias

Atenciosamente,

Escola de Contas

Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!