Assessoria de Imprensa, 20/08/2019

Compositores e arranjadores de gerações distintas, o acordeonista Toninho Ferragutti e o pianista Salomão Soares levam ao palco do auditório da Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), dia 23/08, às 12h30, canções do primeiro trabalho em conjunto dos artistas. A apresentação gratuita faz parte da série Concertos Didáticos, promovida pela instituição, que reúne artistas da música popular brasileira em suas diferentes vertentes, em um formato intimista e educativo.

Considerado pela crítica um dos mais inventivos acordeonistas, Ferragutti, que já gravou com expoentes da música como Gilberto Gil, Maria Bethânia e Elba Ramalho, conta que o encontro com Salomão Soares aconteceu a partir de uma “sintonia musical muito feliz”. “Após tocarmos juntos em um projeto de um amigo em comum, fui convidado para gravar composições próprias e a primeira pessoa que pensei foi nele”, explica o instrumentista que já foi indicado duas vezes ao Grammy Latino.

Nascido e criado no interior paraibano, Salomão Soares consolidou sua carreira em São Paulo e se destaca entre os nomes da nova geração do piano brasileiro. Em 2017 ficou entre os 10 finalistas do Piano Competition no renomado Festival de Montreux, na Suíça.

A parceria resultou no CD lançado em 2017, que leva o nome dos artistas, e na seleção de 11 canções que apresentam um painel autoral da música instrumental contemporânea, com forte influência de Hermeto Paschoal, Astor Piazzolla e Jacob do Bandolin. Entre as músicas que serão tocadas na oportunidade estão homenagens a artistas que os inspiram, como em “Carta para Lea” (Salomão Soares), que celebra a flautista brasileira Léa Freire, e “Egberto” (Toninho Ferragutti), que faz menção ao pianista, violonista e compositor Egberto Gismonti.

Serviço: Toninho Ferragutti e Salomão Soares. Série Concertos Didáticos. Dia 23/08, às 12h30. Auditório da Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). Av. Professor Ascendino Reis, 1130 - Vila Clementino. Entrada gratuita.