Em mais uma apresentação da série Concertos Didáticos, o auditório da Escola de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) foi palco de um show de cultura e musicalidade. A edição dessa sexta-feira (23.08) trouxe a dupla Toninho Ferraguti e Salomão Soares com a proposta de composições de pequena formação instrumental.

Na plateia, servidores do TCMSP, membros da sociedade e alunos da EMEF Prof. Antonio Duarte de Almeida e EMEF Carlos Chagas desfrutaram de músicas inéditas do CD homônimo da dupla com ritmos presentes na tradição de várias regiões do Brasil, música erudita e jazz.

Toninho e Salomão se conhecem há pouco tempo, tocaram juntos pela primeira vez em 2017, quando Salomão chamou Ferraguti para participar de uma apresentação solo no espaço Itaú Cultural. "Foi tão bacana esse encontro, um encontro tão feliz, a gente gosta muito de brincar com aquilo que faz”, contou Ferraguti, lembrando que em seguida foi convidado para gravar um CD e, de imediato, pensou em Salomão.

O produto (CD) é fruto do primeiro trabalho em conjunto. "Estamos fazendo uma série de shows sempre nesse formato de duo com piano, às vezes piano acústico, mas, quando não tem piano acústico, é neste formato de piano elétrico e acordeão", disse Ferraguti. Apaixonados por música, afirmam que se expressam por seus instrumentos, “mas também por composições".

Toninho Ferraguti já tocou com grandes nomes da música popular, como Gilberto Gil, Lenine, Elba Ramalho e Marisa Monte. Já Salomão Soares se destaca entre os nomes da nova geração do piano brasileiro. Mas os amigos afirmaram que a experiência dos Concertos foi diferenciada. "Criança parece ser um público fácil, mas, às vezes, não é”, observou.

Nessa perspectiva saíram totalmente do repertório quando puxaram músicas infantis e populares, como Sapo Cururu e Asa Branca, para que os alunos participassem do show. E ao som de "pê, pê, pê, pá, pá, pá, rei!" fizeram um coro.

Entre as músicas do repertório estavam a que Ferraguti fez em homenagem à filha, chamada O sorriso da Manu, e a que Salomão fez para as duas crianças filhas de seus amigos. "Quem não está acostumado com música instrumental fica sempre esperando o cantor chegar", brincou Ferraguti durante o show, lembrando que na grande maioria das vezes em que se ouve uma música ela está acompanhada da letra e há alguém cantando.

O projeto Concertos Didáticos é realizado pelo TCMSP em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e a Câmara Municipal.