Assessoria de Imprensa, 27/08/2019

Como parte da programação do primeiro dia do X Educontas, o auditório da Escola de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) recebeu o conjunto musical João Rubinato, dentro do terceiro show da série Concertos Didáticos 2019, para homenagem a obra de Adoniran Barbosa.

Para quem não sabe, João Rubinato era o nome verdadeiro de Adoniran Barbosa (1910-1982), que foi ator de rádio, cinema e televisão, além de compor grandes obras musicais como Samba do Arnesto e Trem das Onze, presentes no repertório do grupo. Essas e outras canções não tiveram tanto destaque na apresentação. Afinal, o objetivo desse trabalho foi o de mostrar outras faces do artista.

Formado em 2009, o grupo musical João Rubinato tem como objetivo resgatar e difundir a obra pouco conhecida junto ao público de Adoniran Barbosa que vai muito além do trabalho realizado com os sambistas dos Demônios da Garoa e o personagem Charutinho, criado por Oswaldo Moles e interpretado pelo artista na Rádio Record.

O show contou com as participações especiais de Sérgio Rubinato, sobrinho de Adoniran, que trabalhou como assistente do tio durante a carreira e contou diversas histórias curiosas sobre o artista. Entre elas, por exemplo, usar o Jaçanã em sua música mais famosa sem nunca ter morado no bairro e se, de fato, chegou na casa do “Arnesto” e não tinha ninguém, como diz a canção.

Além de Sérgio Rubinato, subiu ao palco do TCMSP a cantora Esterzinha de Souza. Contemporânea de Adoniran na Record, ela gravou um disco ao lado do artista chamado “História das Malocas”, com o elenco que participava da rádio. Aos 89 anos, ela emocionou a todos ao interpretar “Bom Dia, Tristeza”, composta por Adoniran e Vinícius de Moraes.

Outra participação especial foi de Toinho Melodia, cantor da velha guarda do samba paulistano, interpretando as canções “Socorro”, composta em 1935 e “Comê e Coçá, É Só Começá”, escrita em 1969 juntamente com Geraldo Blota.

O próximo espetáculo dos Concertos Didáticos acontecerá no dia 27 de setembro (sexta-feira), às 12h30. A história do choro paulistano será tema com o grupo Regional 234, no palco da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP.

Cadu RibeiroCadu Ribeiro

Maiara MoraesMaiara Moraes

Laura SantosLaura Santos

Tomás BastianTomás Bastian