Assessoria de Imprensa, 30/09/2019

Como parte da temporada 2019 da série Concertos Didáticos, o grupo Regional 234 apresentou a história musical do choro no auditório da Escola de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) na sexta-feira (27/09).

O show contou com a presença do conselheiro-presidente do TCMSP, João Antonio, além do diretor-presidente da EGC, Maurício “Xixo” Piragino. Estiverem presentes também alunos das escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Millôr Fernandes, Carlos Chagas e Antonio Duarte.

O grupo musical foi formado em 2007 por Cibele Palopoli (flauta); Álvaro Couto (acordeom); Giovanni Matarazzo (violão); e João Gabriel Fideles (pandeiro). Seus integrantes se conheceram durante o curso de Música da Escola de Comunicações e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) com o objetivo do conjunto de resgatar e explorar a sonoridade dos clássicos grupos de choro de São Paulo.

Durante a apresentação, o grupo mostrou diversos ritmos ligados ao choro, como maxixe, a valsa, a polca, o xote e o baião. O ponto alto do show aconteceu com a interpretação de “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, um dos choros mais famosos e exportados para o mundo todo na voz de Carmen Miranda; e “Lamento”, de Pixinguinha, o maior representante brasileiro do ritmo.

O repertório do Regional 234 trouxe ainda outras canções como “Gaúcho Corta Jaca”, de Chiquinha Gonzaga; “Primeiro Amor” e “Zinha”, de Patápio Silva; “Apanhei-te, Cavaquinho”, de Ernesto Nazaré; “Implorando”, de Anacleto de Medeiros; “Aeroporto do Galeão”, de Altamiro Carrilho; e “Delicado”, de Waldir Azevedo. No encerramento, o grupo interpretou “Um a Zero”, de Ary Barroso e Pixinguinha, considerado o marco zero do choro no Brasil.

O próximo espetáculo dos Concertos Didáticos está marcado para o dia 11 de outubro (sexta-feira), e vai receber o instrumentista baiano Vicente Barreto, parceiro de grandes nomes da MPB, como Vinícius de Moraes, Gonzaguinha, Tom Zé, Alceu Valença, entre outros. A apresentação acontece às 12h30 no auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP.

O jornalista Florestan Fernandes Jr. foi o Mestre de Cerimônias do espetáculo desta sexta-feira (27/09)

Cibele Palopoli (flauta)

João Gabriel Fideles (pandeiro)

Giovanni Matarazzo (violão)

Álvaro Couto (acordeom)

O grupo musical foi formado em 2007 durante o curso de Música da Escola de Comunicações e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)

O conselheiro-presidente do TCMSP, João Antonio, e o diretor-presidente da EGC, Maurício “Xixo” Piragino.

Estiverem presentes alunos das escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Millôr Fernandes, Carlos Chagas e Antonio Duarte.

proximos concertos 10