Assessoria de Imprensa, 27/09/2019

O auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) foi o palco, na tarde de quinta-feira (26/09), da conferência acerca dos direitos humanos na contemporaneidade. Um tema tão pertinente do estado atual das discussões em ética e filosofia política, assunto que também entrou em debate para reflexão.

O professor Álvaro de Azevedo Gonzaga, convidado do TCMSP, graduado em Direito pela PUC/SP e Pós-Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e pela Universidade de Coimbra, apresentou para o público temas intrínsecos na sociedade atual brasileira, como exemplo, o genocídio da juventude negra, a situação do sistema carcerário, extinção dos mecanismos de controle e participação social e de ataques à preservação do meio ambiente.

etica filosofia not

A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem origem após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando ocorreram as mais conhecidas injustiças humanas, como disse o Mestre e Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH), Silvio Gabriel Serrano Nunes: ‘’A história acumula diversos massacres de extremismos tanto de direita (nazismo e fascismo) como de esquerda (Stalinismo). Esses que ficam de exemplo para serem sempre estudados e nunca esquecidos’’.

Em seguida, o mestre em Direito Luiz Roberto Carboni Souza, tendo como área de concentração a ‘’Positivação e Concretização Jurídica dos Direitos Humanos’’ pelo Centro Universitário FIEO, relembrou também as duas ditaduras brasileira que feriram a Constituição: a Ditadura Vargas e a Ditadura Militar, bem como a alienação que a educação era obrigada a viver.

É essa visão da realidade que ambos criticam dizendo que a ciência sendo mentira é a melhor forma de manter um governo eleito por ela. Escola sem partido, e atitudes que ferem a democracia são exemplos expostos de uma não-realidade. Como ilustrou Álvaro de Azevedo Gonzaga com um sentimento atual lido pelo professor: ‘’Não devemos estudar, pois estudar traz conhecimento e o conhecimento pode te dar espirito crítico e o espírito crítico, por sua vez, transforma em uma pessoa que não concorde com que está acontecendo’’.

Ao final do evento, os palestrantes receberam certificados de participação na conferência.