Assessoria de Imprensa

Uma nova apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da turma de pós-graduação da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) ocorreu na terça-feira (22/10) no mini auditório do TCMSP. O trabalho teve como tema “A promoção da transparência pública nos órgãos e entidades jurisdicionados à administração pública paulistana. A avaliação dos portais institucionais à luz da portaria intersecretarial nº 03/2014 - GCM/SECOM/SMDHC/SEMPLA”.

O grupo de pós-graduação foi composto pelos alunos Juliana Natalia, Reginaldo Vieira Silveira, Vinicius Guariente e Rita de Cássia Araújo Gonçalves. A mediação ficou por conta do orientador e professor Luis Eduardo Morimatsu e a banca de avaliação contou com a participação dos professores Laila Bellix e Vitor Hugo das Dores Freitas.

O TCC teve por objetivo mostrar como a transparência é importante para o processo de tomada de decisão econômica, além de saber, em termos percentuais, qual é a importância que a administração pública dá para seus portais, principalmente no que tange a transparência ativa.

Para entender o conceito de transparência, o grupo estudou alguns casos da América Latina, principalmente em países como Chile, México e Brasil. Neste último, focou no chamado ‘mensalão’, episódio que culminou na criação da portaria intersecretarial nº 03/2014.

A metodologia utilizada pelo grupo consistiu em uma pesquisa descritiva e qualitativa. A partir dos sites dos órgãos escolhidos, fizeram um levantamento de informações e documentos públicos, produzindo um recorte da realidade sem interferir diretamente no objeto analisado.

Com base na portaria intersecretarial, os integrantes conseguiram identificar quais portais estão de acordo com a portaria da transparência. Além disso, o grupo também construiu um dicionário de dados, contemplando um aspecto de observação.

A partir da portaria, o grupo pôde elencar quais itens são obrigatórios para o site da Prefeitura e então analisar os diversos órgãos de administração pública direta e indireta. O trabalho ainda identificou que esses órgãos e entidades não atendem por completo a legislação, principalmente no que tange a contas públicas e conferências de participação social. Foi citado o meio de controle social, ressaltando a participação da sociedade que ajuda na fiscalização e faz com que haja o aperfeiçoamento do portal.

A pesquisa destacou a diferença entre transparência e publicidade, sendo que o último está explícito na Constituição, enquanto a transparência fica implícita, se fazendo presente somente mediante a uma interpretação sistêmica da Carta Magna.

Para o grupo, a transparência é a regra e o sigilo, a exceção. Em exposição, os alunos ressaltaram a importância das informações serem claras, objetivas, confiáveis e estarem em canais abertos, além de abordarem uma ‘linguagem cidadã’, considerando o contexto sociocultural do cidadão. De acordo com o trabalho, transparência ativa entra no âmbito de não somente divulgar, mas também fazer com que a sociedade entenda e conheça a informação.

Ao final, a banca avaliadora elogiou a apresentação feita e pontuou algumas alterações necessárias para a parte escrita. O orientador, professor Luis Eduardo Morimatsu Lourenço, expôs suas considerações finais e sinalizou algumas das mudanças necessárias para o aperfeiçoamento do trabalho, se comprometendo com o grupo a realizar as alterações em conjunto. O TCC foi aprovado com nota 8, mediante a efetuação das modificações indicadas.

TCC banca avaliadores
Os alunos e a banca avaliadora após a aprovação do trabalho.

TCC reginaldo vieira silveira
Reginaldo Vieira Silveira apresentou os dados da pesquisa do grupo

TCC rita de cassia
Rita de Cássia Araújo Gonçalves, falou sobre os objetivos do trabalho