Assessoria de Imprensa, 01/11/2019

Alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Carlos da Silva Borges participaram, em 30 de outubro, do Projeto Milton Santos, concebido pela Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) e que leva o nome do importante geógrafo brasileiro. Durante o período da tarde, 47 estudantes ocuparam duas salas de aula para tomar parte em oficinas e assistir a palestras ministradas pelos professores da EGC.

As discussões giraram em torno de temas relacionados aos conceitos de Democracia e Estado de Exceção, pelo qual o Brasil já passou em pelo menos duas ocasiões de sua história republicana. Segundo o Diretor presidente da Escola de Contas, Xixo/Maurício Piragino, o projeto foi arquitetado para trabalhar conceitos importantes do Estado Democrático de Direito com alunos da rede municipal de ensino.

O interesse por participar do Projeto Milton Santos partiu da própria EMEF, e os alunos estavam acompanhados por três professores das disciplinas de História e Geografia. ‘’O intuito de vir ao Tribunal de Contas surgiu da necessidade de elaboração do TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], que são estudos finais para a formação do Ensino Fundamental 2. Como os alunos precisam desenvolver esses trabalhos ao final desse ciclo, achei interessante fazer essa visita à Escola e participar dessa nova experiência’’, afirmou o professor de Geografia Antônio Fernando Jorge Piragino.

Os temas de conclusão do Ensino Fundamental 2 na EMEF João Carlos da Silva Borges passam por feminismo, ditadura, entre outros objetos de estudo. ‘’Cinco alunos que estão aqui presentes optaram por pesquisar a democracia. Como educador e também orientador desse grupo decidi chamar os demais grupos para compartilhar as informações que receberiam nesta visita’’, contou Antônio Fernando.

O desejo que realizar eventos educacionais voltados a alunos do Ensino Fundamental já estava no planejamento da Escola de Contas e Gestão Pública. No entanto, foi justamente o interesse manifestado por essa escola, localizada próximo ao TCMSP, que fez o projeto sair do papel.

Ruan Jonas, de 14 anos, aluno da EMEF e membro do grupo que escolheu Democracia como tema do TCC, conta como esse objeto de estudo surgiu para debate: ‘’Estávamos com um tema que ainda não era totalmente centralizado. Então surgiu a ideia de discutir algo mais atual, e achamos que estudar a democracia seria uma boa ideia, porque é um assunto presente hoje no Brasil e no Mundo. Acreditamos que as manifestações políticas mais recentes fizeram com que todos discutissem mais sobre isso’’, afirmou o estudante.

projeto milton santos 1
Alunos da EMEF João Carlos da Silva Borges

projeto milton santos 2
O professor de Geografia Antônio Fernando Jorge Piragino