Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 Assessoria de Imprensa, 14/11/2019

Em outubro de 2020 a cidade de São Paulo terá eleições municipais, nas quais, além do prefeito, serão escolhidos os 55 vereadores que ocuparão seus assentos na Câmara Municipal. Pensando na importância desse pleito para a Capital Paulista e seus munícipes, a Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (EGC-TCMSP) e a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo estão promovendo, no auditório da EGC, o curso de extensão “Parlamento Municipal: conhecendo o processo legislativo” com objetivo de qualificar e preparar os possíveis pré-candidatos ao cargo de vereador(a) na gestão 2021/2024, além de estudantes da administração pública e pessoas interessadas em conhecer o funcionamento da Câmara Municipal.

“Todo conhecimento é bem-vindo. Tudo o que puder agregar ao meu currículo será de extrema grandeza para que, caso seja eleito, eu possa ser um bom parlamentar na cidade de Guarulhos. Creio que todo candidato deva fazer um curso como esse, para conhecer o Parlamento”, afirma Gustavo Rezende, 26 anos, que pretende se candidatar a vereador na cidade de Guarulhos. Outra que pretende ocupar, em 2021, uma vaga no Legislativo Municipal e está em busca de maior conhecimento sobre as obrigações e responsabilidades da atividade parlamentar é Maria Emília Dantas, de 69 anos. “Faço vários cursos aqui no Tribunal de Contas porque, assim, adquiro conhecimento. Na política, a gente tem que ter cada vez mais conhecimento, e aqui há excelentes professores”, conta.

Apesar de oferecer uma importante qualificação aos pré-candidatos a vereador, o curso também despertou o interesse de muitas pessoas que buscam adquirir conhecimento na área da gestão pública, como a estudante de Mestrado, Letícia Machado, de 30 anos. “Resolvi fazer o curso porque estou no Mestrado e trabalho com legislação. Vai me ajudar no processo de interpretação e compreensão de como as leis são elaboradas e a dificuldade de se colocar em vigor algumas delas”, acredita. José Carlos Berg, 56 anos, que já atuou nas administrações públicas municipal e estadual em setores como ouvidoria e transparência, fala de suas expectativas ao frequentar as aulas: “Vou agregar mais conhecimentos sobre gestão pública”.

O curso também atraiu interessados de outros segmentos, como o do empreendedorismo. “Trabalho com projetos sociais, voltados para o empreendedorismo. Minha intenção ao fazer o curso é ver algumas alternativas dentro da política para fortalecer os projetos em que atuo”, conta Richard Veloso, de 37 anos. O participante João Ananias Moreira, 45 anos, aproveita para elogiar a iniciativa da Escola de Gestão e Contas e a do Parlamento. “Todo mundo deveria participar. Não é um curso só para parlamentar, é para funcionário público, para quem trabalha em qualquer conselho da cidade. Ele qualifica essas pessoas para discutir assuntos que no dia a dia ajudam muito a comunidade”, assegura.

Já em suas primeiras aulas, os participantes puderam transitar por diferentes temas, como a História de São Paulo e as funções do Poder Legítimo, discutir Ética na Política e Valores Republicanos, além da definição de Diretos Humanos e sua importância na vida pública. As aulas ficaram a cargo de diversos especialistas, como Ubirajara de Farias Prestes Filho, Xixo/Maurício Piragino, Silvio Gabriel Serrano Nunes e Luis Eduardo Morimatsu Lourenço. O curso, que começou nesta segunda-feira, 11 de novembro, vai até o dia 16 de dezembro, todas as segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h.


Silvio Serrano ministrou a aula "Ética na Política e os Valores Republicanos"Silvio Serrano ministrou a aula "Ética na Política e os Valores Republicanos"

Participantes assistem aula de especialistaParticipantes assistem aula de especialista

Luis Eduardo Morimatsu ministrou a aula "O que são Diretos Humanos e sua importância na vida pública"Luis Eduardo Morimatsu ministrou a aula "O que são Diretos Humanos e sua importância na vida pública"

Participantes focados no conteúdo das aulasParticipantes focados no conteúdo das aulas

Após as aulas, os participantes puderam tirar suas dúvidas com os professoresApós as aulas, os participantes puderam tirar suas dúvidas com os professores

 


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!