Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Assessoria de Imprensa

No sábado, 30 de novembro, às 10h, será exibido no auditório da Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) o filme Fukushima – 5 dias decisivos. Lançado no Japão em 2016, essa obra de ficção, baseada em fatos reais, vem sendo exibida e debatida desde então em vários países. Com uma hora e meia de duração, o filme relata os acontecimentos ocorridos nos cinco dias posteriores ao acidente nas usinas nucleares de Fukushima, no Japão, provocado por um terremoto seguido de tsunami, em março de 2011.

O enredo trata, principalmente, das duras decisões tomadas para enfrentar a trágica situação pelo então primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, personagem central do filme, e de sua transformação de defensor do uso da energia nuclear em convicto ativista antinuclear após o acidente. Em artigo recente, Naoto Kan classificou aqueles dias como o momento “em que o Japão quase desapareceu”.

O filme mostra também os inúmeros imprevistos que decorreram do derretimento do reator e o surpreendente despreparo das autoridades responsáveis e da própria empresa que construiu e operava a usina. Fukushima – 5 dias decisivos é um retrato preciso e muito útil para se conhecer a dimensão e a gravidade de um acidente classificado como “severo” ao qual está sujeita qualquer usina nuclear, uma vez que não existe 100% de segurança para situações que envolvem desastres naturais e erros humanos.

Os riscos e as consequências de acidentes nucleares tornam-se ainda mais preocupantes quando se observa que o fato ocorreu em um país desenvolvido e disciplinado como o Japão. Assistir ao filme e discuti-lo em escolas, universidades, associações, comunidades e empresas é de fundamental importância num país como o Brasil, que possui usinas nucleares em Angra dos Reis, no litoral fluminense, e planeja instalar outras.

Após a exibição haverá um debate que contará com a participação do arquiteto e urbanista Chico Whitaker, cofundador do Fórum Social Mundial e da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares,

Serviço: Filme Fukushima – 5 dias decisivos
Local:
Auditório da Escola de Gestão e Contas do TCMSP
Av. Professor Ascendino Reis, 1130 | Portaria B | Vila Clementino - Acesso pela linha 5 Lilás - Estação AACD-Servidor
Data: 30 de novembro, sábado, às 10h.