Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Assessoria de Imprensa, 28/11/2019

Técnicos do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) foram entrevistados na manhã de quarta-feira (27/11) por repórteres mirins da E.M.E.F. Caio Sérgio Pompeu de Toledo. A iniciativa faz parte do projeto Imprensa Jovem, criado em 2005 pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de São Paulo.

A escola foi convidada para fazer a apresentação do projeto "Violão" no evento "I Seminário de Boas Práticas da Rede Municipal de Educação de São Paulo: multiplicando o conhecimento", realizado na Escola de Gestão e Contas do Tribunal, quando o grupo Imprensa Jovem aproveitou a oportunidade para conhecer o TCMSP.

Orientados pela professora de ciências designada para o laboratório de informática, Valdirene Glória Carneiro dos Santos, os alunos produziram um material jornalístico multimídia durante entrevistas com o assessor da Presidência do TCMSP, Rosano Maieto; com o subsecretário de Fiscalização e Controle, Lívio Fornazieri; e com a agente de fiscalização, Roberta Barbosa.

Segundo a professora, o principal objetivo do projeto é fazer a cobertura de eventos, inclusive os da própria escola, como festas juninas, saraus, apresentações, shows de talentos e também eventos externos. “Os alunos aprendem a trabalhar com edição, fotografia, elaborar pautas e entrevistas”, contou Valdirene.

A escolha dos alunos se dá por intermédio de uma seleção. “No inicio do ano montamos o projeto, mandamos para a supervisão, que aprova, porque é um projeto antigo, e passamos nas salas convidando os alunos. Eles se inscrevem, num máximo 15/20 alunos, por meio de seleção. Com a equipe montada, começamos a ensinar, treinar a fotografia, até fora da escola, porque é importante para eles esse movimento externo”, explicou a professora.

Todo o material vai para o canal no YouTube, Facebook, Instagram, blogs e rádios virtuais. “Às vezes é um evento atrás do outro e tem que elaborar pauta, fazer edição, então dividimos as equipes; tudo isso os repórteres aprendem em quatro aulas semanais, quando aprendem a manusear o equipamento, mexer nos programas para registrar os eventos”, disse Valdirene

Sobre o gosto profissional dos alunos, a professora disse que é bem variado. "A nossa Majuzinha aqui, a Estefanie, é totalmente desinibida, desde o início ela é a nossa repórter quase que oficial, ela nunca ficou com vergonha. Por exemplo, o Ian escreve muito bem, tanto que elaborou as perguntas muito bem feitas aqui, mas na hora de entrevistar travou e pediu para a colega Isabeli fazer, que se saiu muito bem. Alguns alunos a gente percebe que são mais desinibidos, outros gostam de ficar na câmera. O Lucas não gosta de entrevistar, morre de vergonha, mas gosta de operar a câmera. Outros participam, aprendem, mas a gente percebe que tem alunos focados para o jornalismo ou artes cénicas", avaliou ela.

A E.M.E.F. Caio Sérgio Pompeu de Toledo é uma das escolas com melhor estrutura de audiovisual, possuindo, de acordo com a professora, estúdio de gravação e rádio totalmente equipada. Por isso, muitos alunos desejam ficar na escola. “Tem alunos que concluem o curso, mas querem continuar na nossa escola”, reforçou a professora, completando que “é muito gostoso e gratificante essa experiência”.

Imprensa Jovem entrevista o assessor da Presidência do TCMSP, Rosano Maieto

Equipe Imprensa Jovem da E.M.E.F. Caio Sérgio Pompeu de Toledo

Projeto Imprensa Jovem - E.M.E.F. Caio Sérgio Pompeu de Toledo

Imprensa Jovem entrevista o subsecretário de Fiscalização e Controle, Lívio Fornazieri