Assessoria de Imprensa, 28/11/2019

A Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) sediou, na quinta-feira (27/11), o “I Seminário Boas Práticas da Rede Municipal de Ensino de Educação de São Paulo: Multiplicando o Conhecimento”. O evento, realizado em parceria com a Escola do Parlamento da CMSP, faz parte de iniciativa do TCMSP e deriva do “Programa de Visita às Escolas”, que visa a mapear os aspectos estruturais, administrativos e pedagógicos das escolas da Rede Municipal de Educação.

A condução do evento ficou por conta da agente de fiscalização do TCMSP, Barbara Popp, que agradeceu a presença de integrantes da Subsecretaria de Fiscalização e Controle, da Secretaria Geral do Tribunal, da Escola de Gestão e Contas do TCMSP, da Escola do Parlamento da CMSP, de representantes da EMEF Afrânio de Mello Franco e da CEU EMEF Professor Paulo Gonçalo dos Santos, dos professores, alunos e gestores da EMEF Caio Sérgio Pompeu de Toledo, presentes no auditório.

Na abertura do evento, o assessor da Presidência do TCMSP, Djair Galvão, foi convidado a apresentar aos presentes outro projeto do TCM, intitulado “Cidadania em Contas” e que tem por objetivo aproximar o Tribunal de Contas dos munícipes paulistanos, por meio de encontros promovidos nos 32 territórios das subprefeituras da cidade. O assessor ressaltou os resultados positivos do programa, multiplicando a ação do Tribunal.

A auditora do TCMSP, Silvia Matsumoto, fez uma apresentação sobre o “Programa de Visita às Escolas”. Inspirado em programa existente há mais de quinze anos no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), o PVE paulistano teve início em 2018 e já visitou mais de cem escolas da capital.
A segunda palestra ficou por conta do diretor Elias José de Almeida e da assistente de direção Neide Antônio Pessoa dos Santos, da EMEF Dr. Afrânio de Mello Franco. Ambos fizeram um relato sobre as práticas de gestão implementadas na escola. Os palestrantes falaram sobre ações efetivas de zeladoria, análise de registros e levantamento de dados de gestões anteriores e revisão de procedimentos administrativos, além de mencionar a importância do engajamento da equipe.

Também marcaram presença no evento o diretor Robson Antônio da Silva e a professora Tânia Maria Uehara Alves, do CEU EMEF Professor Paulo Gonçalo dos Santos, que falaram sobre o projeto de intervenção “Semente de Sonhos”, prática pedagógica já reconhecida pela sociedade (segunda colocada no “Prêmio Territórios”, do Instituto Tomie Ohtake, em 2019) e que visa a responder, por meio da interdisciplinaridade, às questões trazidas pelos alunos acerca de temas inter-relacionados, tais como agricultura, história das migrações na cidade de São Paulo, uso do solo e problemas ambientais ligados ao uso de agrotóxicos, agricultura familiar e o cultivo de orgânicos no município.

Durante a exposição, os palestrantes abordaram o ensino de matérias de forma integrada como forma de aplicar o conhecimento ao território em que vivem os alunos da escola, algo que, para a professora Tânia Maria, “é fundamental para uma educação mais significativa”.

Uehara também falou sobre a importância da agricultura agroecológica, presente no projeto ”Sementes dos Sonhos”. Para a docente, o processo de produção de alimentos sem agrotóxicos gera renda, proteção ambiental e a preservação da saúde do consumidor, principalmente dos alunos. Complementando a fala da professora, o diretor Robson Silva ressaltou a melhora dos alunos quanto ao maior nível de aceitação de verduras e legumes, refletindo uma melhor distribuição dos recursos destinados à escola.

A mediação do evento ficou a cargo do diretor-presidente da Escola do Parlamento, professor Alexsandro Nascimento. O diretor fez algumas considerações acerca da importância de “fortalecer a cidadania e a democracia a partir de um trabalho educativo, endereçado à sociedade” e destacou que as exposições dos representantes das escolas deixaram clara a condição da “escola pública como lugar de potência” capaz de oferecer um serviço de qualidade à sociedade.

O encerramento do seminário foi marcado pela apresentação do “Projeto Violão”, da EMEF Caio Sérgio Pompeu de Toledo, iniciativa que objetiva construir um espaço para professores e alunos compartilhar música. Em sua fala, o professor Erik Ribamar dos Santos, principal responsável pela implementação do projeto, ressaltou a importância da participação e engajamento dos alunos e reforçou a necessidade da orientação e auxilio dos professores. O docente ainda afirmou que “é necessário construir sonhos, perspectivas e caminhos”.

Por fim, os alunos do projeto musical apresentaram três músicas, dentre elas uma de autoria de uma das alunas da escola.

Os auditores Barbara Popp e Adriano Doto foram entrevistados por repórteres mirins do projeto Imprensa Jovem que, no mesmo dia, conversaram com outros técnicos do TCMSP. Confira aqui a matéria.

Djair Galvão, assessor da Presidência do TCMSP

Silvia Matsumoto, auditora do TCMSP

Elias José de Almeida, diretor da EMEF Dr. Afrânio de Mello Franco

Neide Antônio Pessoa dos Santos, assistente-diretora da EMEF Dr. Afrânio de Mello Franco