Assessoria de Comunicação

Para retratar a rotina de pessoas com doenças cardiopulmonares, a Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF) promove na Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) a exposição fotográfica “(In)visível”. Inicialmente programada para acontecer apenas nos dias 28 e 29 de fevereiro, em alusão ao Dia Mundial das Doenças Raras (29/03), eleito pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurodis), a mostra foi prorrogada até o dia 5/03, com visitação entre 9h e 18h.

A exposição reúne imagens e histórias de pacientes de São Paulo e Recife que têm hipertensão pulmonar, abordando sua invisibilidade e inacessibilidade social. Entre as retratadas, a recifense Josenilda Silva, de 49 anos, que trabalhava como empregada doméstica antes da doença, conta que a falta de remédio é uma dura realidade para os pacientes da patologia. "Não tenho condições de arcar com meu tratamento, que é tudo para mim", enfatiza.

O desejo pela garantia de tratamento e cuidados contínuos se revela na maioria das imagens de Cristina Negreiros, Renato Moura e Marina Carrilho. Os fotógrafos chamam atenção, com muita sensibilidade, para uma luta que não deve ser invisível aos olhos da sociedade.

Serviço:
Exposição fotográfica “(In)visível”
Data: Até 5 de março
Horário: Das 9h às 18h
Local: Escola de Gestão e Contas do TCMSP. Av. Professor Ascendino Reis, 1130 – portaria B.
Entrada gratuita.

exposicao fotografica invisivel