Assessoria de Comunicação

Para debater a representatividade feminina nas diversas instâncias do poder público e mercado de trabalho, a Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realiza, dia 5/03, das 14h às 17h, a mesa redonda “Mulheres: desafios atuais”. Entre os temas abordados estarão os avanços e desafios das políticas públicas desenvolvidas na atualidade na cidade de São Paulo, o maior centro econômico do Brasil e uma das metrópoles mais populosas do mundo.

Participam do encontro a coordenadora do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo e de Políticas para a Mulher, Dra. Albertina Duarte Takiuti; a coordenadora do Grupo de Trabalho “Criminologia e Aceso à Justiça”, do Congresso de Pesquisa de Ciências Criminais – CPCRIM, e palestrante da Comissão de Cultura e Eventos da OAB/SP, Simone Henrique; a presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (Astcom), Vera Carrion; a chefe de gabinete da Presidência do TCMSP, Angélica Fernandes; e a coordenadora geral do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Paulo Emílio Vanzolini e diretora de escola da rede estadual de ensino de São Paulo, Maria Adélia Gonçalves Ruotolo.

A coordenadora dos Cursos de Extensão da Escola de Gestão e Contas do TCMSP, Samira Saleh, será a moderadora da mesa redonda.

Serviço:
Mesa redonda: “Mulheres: desafios atuais”
Data: dia 5/03
Horário: das 14h às 17h
Local: Escola de Gestão e Contas do TCMSP. Av. Professor Ascendino Reis, 1130 – portaria B.
Entrada gratuita.

Debatedoras:

*Albertina Duarte Takiuti
Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Fundadora do Primeiro Ambulatório de Ginecologia da Adolescência da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP em 1993. Coordenadora do primeiro Programa de Saúde da Adolescência do Estado de São Paulo 1987. Participante da primeira Assembleia de Constituição da Associação Latino Americana de Obstetrícia e Ginecologia Infantil e da Adolescência. Diretora da Comissão Cientifica da SOGIA (Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescente). Recebeu premiações nacionais e internacionais de ginecologia. Coautora do 1º livro infanto-puberal em 1975 e autora de 08 livros. Exerce função de Coordenadora do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo. Coordenadora Estadual de Politicas para Mulher.
*Simone Henrique
Doutoranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Palestrante da Comissão de Cultura e Eventos da OAB/SP. Coordenadora do Grupo de Trabalho “Criminologia e Acesso à Justiça" do CPCRIM do Seminário Internacional do IBCCRIM (2019). Principais temas: Direitos Humanos; Igualdade; Etnia; Gênero.

*Vera Regina Camargo Cândido Carrion
Presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do município de São Paulo, - ASTCOM, servidora pública efetiva e aposentada do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (1989 a 2019), Diretora Cultural do SINDILEX

*Maria Angélica Fernandes
Doutoranda pela UFABC com o tema: As mulheres, que poder? A participação das mulheres na esfera pública como elemento de legitimidade democrática, foi gestora pública na Secretaria de Politicas para as Mulheres da Presidência da República (2011). Atualmente, está como Chefe de Gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação e Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado. Mulheres. Feminismo. Participação Política. Representação.

*Maria Adélia Gonçalves Ruotolo
Conselheira Suplente do Conselho Municipal de Educação de São Paulo, Coordenadora Geral do CIEJA Paulo Emílio Vanzolini Pós-graduada em: Psicopedagogia Clínica e Institucional; Direito Educacional e Sintaxe e Semântica da Língua Portuguesa, Diretora de Escola na rede estadual de ensino de São Paulo, Formada em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Apresentação do Projeto Político Pedagógico: O que você é? Sou uma pessoa.

Mulheres Desafios Atuais mailing