Assessoria de Imprensa, 10/03/2020

Estudantes do curso de pós-graduação em “Aperfeiçoamento em Controle Social das Políticas Públicas”, da Escola de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), receberam, na noite de segunda-feira (09/03), o certificado de conclusão. Esse curso foi iniciado em 2018 e com duração de dois anos.

A cerimônia contou com as presenças do diretor-presidente da Escola de Gestão e Contas do Tribunal, Maurício/Xixo Piragino; e dos professores da pós-graduação, Antônia Conceição dos Santos e Daniel Bruno da Silva. O mestre de cerimônia da noite foi André Galindo, coordenador da pós-graduação.

Galindo exaltou a história construída por esse curso, que inicialmente não era reconhecido como de pós-graduação. “Eram atividades dadas para a formação na área de controle social de políticas públicas. É importante que a sociedade tenha não de seu poder a partir do acréscimo do conhecimento sobre o modo atual de como funciona o Estado e, assim, podermos alcançar maiores níveis de qualidade da sociedade civil nesse controle do Estado”, afirmou ele.

Xixo Piragino destacou a dimensão dos rituais de passagem na vida dos alunos e reforçou a ideia sobre a efetividade da gestão pública no século XXI. “Ela só será potente se tiver controle social. Esse papel é fundamental para qualificarmos mais pessoas em uma sociedade de massa, com administrações tão complexas, precisamos desse ator que é o cidadão para fazer esse controle”, destacou Piragino.

O aluno Jefferson Almeida foi o orador de sua turma e prestou uma homenagem aos colegas de curso. Em seguida, os alunos Marcelo Gonçalves e Fátima de Lourdes Silva entregaram presentes de cortesia aos professores homenageados da pós-graduação Antônia Conceição dos Santos e Daniel Bruno da Silva.

A professora Antônia agradeceu a homenagem recebida e afirmou que a troca de experiência com os alunos é fundamental para o aumento do aprendizado. “Para nós, professores que vemos a educação como uma forma de interação recíproca de troca de conhecimentos, é muito importante. Este curso foi pensado para fazer com que a sociedade exerça sua função de cidadão”, disse ela.

Já o professor Daniel ficou lisonjeado com a lembrança e realçou a importância de fazer parte da formação dos alunos. “Viemos para trazer uma reflexão, na verdade, que não é unilateral. E quem participa também dá a sua contribuição com suas experiências de vida, aprendo demais com os alunos”, avaliou.

Todos os alunos formandos estiveram presentes à cerimônia e foram ao palco para receber o certificado de conclusão do curso.

Clique aqui e conheça outros cursos de extensão e de pós-graduação oferecidos pela Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP.

certificado pos andre
O mestre de cerimônia da noite foi André Galindo, coordenador da pós-graduação

pos certificado xixo
O diretor-presidente da Escola de Gestão e Contas do Tribunal, Maurício/Xixo Piragino