Assessoria de Imprensa, 14/05/2020

Como consequência da crise provocada pelo novo coronavírus, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) está promovendo uma campanha para incentivar denúncias de abuso contra crianças e adolescentes.

abuso menores

A direção da instituição entende que, devido ao combate à pandemia de Covid-19, algumas medidas tiveram de ser tomadas, como o isolamento social, o que facilitou que crianças e adolescentes estejam mais expostos aos abusos cometidos dentro de seus próprios lares, local onde cerca de 60% desse tipo de violação ocorre.

Com o distanciamento social, a suspensão das aulas presenciais nas escolas, o número de denúncias é o que mais preocupa, houve uma queda de 40%, comparado a mesma época em 2019. Na maioria dos casos de abuso são os professores que percebem alterações de comportamento em crianças e adolescentes.

O objetivo da campanha é alertar que existem sinais que configuram um possível abuso contra crianças e adolescentes, e nesse momento é primordial que familiares e pessoas próximas dessas famílias, principalmente vizinhos, fiquem atentos. Marcas no corpo, comportamentos incomuns e principalmente sons, barulhos, são sinais de que as crianças e jovens precisam de atenção.

Para denunciar qualquer abuso, basta ligar para o número 100, um serviço que funciona 24 horas e não há necessidade de identificação por parte do denunciante. Delegacias, Conselho Tutelar e o telefone 190 também podem ser uma opção para as denúncias.

A UNICEF também alerta para os abusos que podem ocorrer durante a quarentena e ressalta que as violências domésticas devem ser denunciadas.

O telejornal Bom Dia SP, da Rede Globo, apresentou uma reportagem completa sobre o tema.

Para ter acesso ao conteúdo da matéria clique aqui.