Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa, 14/05/2020

O programa de entrevistas Encontros Plurais, iniciativa da Escola Superior de Gestão do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), recebe no dia 21 de maio, às 15h30, em ambiente virtual, a doutora em serviço social Aldaiza Sposati. Ex-secretária municipal das Administrações Regionais e referência em políticas públicas na área social, com vários livros e artigos publicados, a especialista vai falar sobre a importância da assistência social desde a Constituição Federal de 1988 até o período crítico de enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Marcando uma importante mudança histórica, a Constituição de 1988 definiu a responsabilidade pública pela assistência social, juntamente com saúde e previdência social. O tripé da seguridade social passou a ser um direito do cidadão e dever do Estado. Acompanhando as políticas sociais que surgiram após à lei maior, Aldaiza Sposati vai traçar um histórico da assistência social ao longo dos anos e os desafios que ainda são prementes na área.

Com um número cada vez maior de vítimas do novo coronavírus nas camadas mais pobres da população, as políticas de assistência social ganham importância primordial entre as ações de enfrentamento da pandemia. A urgência na consolidação e manutenção do direito à proteção social se reflete em números cada vez mais assustadores. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de São Paulo no final do mês de abril, a mortalidade do vírus na cidade é até 10 vezes maior em bairros com piores condições de vida.

As informações divulgadas pela Prefeitura de São Paulo na área da assistência social levam em conta o Mapa da Exclusão/Inclusão Social – MEIS, criado em 1991 pelo Núcleo de Seguridade Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenado por Aldaiza Sposati. O mapeamento das desigualdades econômicas e sociais nas diversas regiões reúne informações sobre condições de vida dos moradores, considerando variáveis como autonomia, desenvolvimento humano, qualidade de vida e equidade.

O jornalista Florestan Fernandes Jr. e o diretor-presidente da Escola de Gestão do TCMSP, Maurício/Xixo Piragino, irão conduzir a entrevista e mediar as perguntas enviadas pelos internautas. O programa Encontros plurais, que promove a reflexão sobre políticas públicas e soluções possíveis para os problemas que mais afetam a cidade de São Paulo, é transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube da Escola de Gestão do TCMSP.

 

Serviço: Programa Encontros Plurais – entrevista com Aldaiza Sposati. “A importância da assistência social desde a Constituição de 1988 até a pandemia de 2020”.
Data: Dia 21/05, às 15h30.
Onde: Transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Escola de Gestão do TCMSP

encontros plurais aldaiza sposati

 

Assista aqui a última entrevista do programa com o especialista em finanças públicas Amir Khair


*Aldaiza Sposati é pós-doutora pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também é professora titular. É autora de vários livros e artigos na área de políticas públicas e serviço social. Como gestora pública, atuou como secretária municipal das Administrações Regionais entre 1989 e 1990 (atualmente Secretaria Municipal das Subprefeituras) e vereadora de São Paulo por três mandatos consecutivos.

 


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!