Assessoria de Imprensa, 02/06/2020

Na quarta-feira, 2 de junho, o Grupo de Trabalho em Catalogação realizou o webinar sobre “Catalogação em tempos de pandemia: a prática catalogadora sob a perspectiva de diferentes realidades”, no qual o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) foi representado pela servidora Denise Mancera Salgado, que é bibliotecária na Biblioteca da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP.

Em sua intervenção, Denise Salgado falou sobre os desafios enfrentados durante a migração de um sistema de trabalho realizado presencialmente no Tribunal para um sistema de teletrabalho, mesmo que este trabalho já estivesse sendo realizado totalmente on-line desde 2019. Ainda havia, no entanto, uma questão de infraestrutura de informática a ser resolvido.

catalogacao pandemia
Sobre a necessidade de sistematização da grande quantidade de informações sobre a Covid-19, Denise conta: “Catalogação é a organização da informação. Quando a gente tem uma quantidade de informação muito grande, e o usuário final terá um produto muito mais assertivo quanto mais organizada estiver essa informação. Assim percebemos a importância que o bibliotecário tem”.

A conversa girou em torno do dia a dia dos catalogadores durante o período de pandemia, suas principais dificuldades e as soluções encontradas. Também participaram da conversa Raquel Oliveira, Coordenadora Geral do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo; Rafaela Araújo, bibliotecária da Universidade Federal do Ceará, e Marcelly Chrisostimo, produtora de conteúdo sobre biblioteca escolar, leitura e meditação de leitura para o site Mocinha da Biblio.

Clique aqui e confira o webinar na íntegra