Assessoria de Imprensa, 15/07/2020

O secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, iniciou na sexta-feira (10/07) um encontro com integrantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo por meio do projeto "Fala Rede". A proposta é que, em webinares, educadores das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) participem de conversas para a preparação da volta às aulas presenciais. Nesta quarta-feira (15/07) foi a vez de integrantes da DRE Jaçanã/Tremembé ganharem voz e falarem, inclusive, do Programa de Visitas às Escolas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP).

Durante a conversa, a supervisora escolar da DRE Jaçanã/Tremembé, Sônia Santos, especificou que sua "voz é a voz de 25 supervisores da DRE Jaçanã/Tremembé" e afirmou a importância de espaços que dão a palavra à Rede, aos educadores.

Entre muitas dificuldades no complexo cotidiano escolar, apontadas por Santos, está a estrutura de Recursos Humanos (RH). A supervisora lembrou o relatório do Programa de Visitas às Escolas do TCMSP, de 2019, ao falar sobre a questão da defasagem de RH nas escolas. "Nesse relatório do Tribunal de Contas ficou muito claro que nós temos uma variável. Essa variável apontada pelo TCMSP é que nós temos 60 alunos para um ATE (Auxiliar Técnico de Educação), que vai também até um outro extremo: de 242 alunos para um único ATE", mencionou os dados e questionou o secretário sobre as contratações.

Você pode conferir a conversa completa aqui.

Veja aqui o relatório do Programa de Visitas às Escolas de 2019.