Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Assessoria de Imprensa, 03/08/2020

A Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou, na sexta-feira (31/07), por meio virtual, a banca final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos João Paulo Madureira, Laila Caroline Marques Gonçalves e Luciana Frazão Santos, do curso de Especialização em Gestão e Controle Externo das Contas Públicas.

O trabalho, que trata sobre “Checklist: Ferramenta Auxiliar na relação gestor/fiscal com os contratos administrativos”, contou com a orientação da Me. Alessandra Mara Cornazzani Sales, que também presidiu a banca. Fizeram parte da comissão julgadora o Professor Dr. Glauco Costa Leite, funcionário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), e o professor da Escola de Gestão e Contas do TCMSP, Me. Danilo André Fuster.

A apresentação dos alunos começou com João Paulo explicando o conceito de checklist: “É uma ferramenta administrativa e nós buscamos essa ferramenta como uma forma de auxiliar a Administração Pública na gestão dos contratos administrativos”, explicou o aluno. Ele também dissertou sobre o objeto de estudo, que é a Secretaria de Administração Penitenciária com foco no Departamento de Administração. João Paulo argumentou que a ferramenta de checklist é introduzida para facilitar a relação entre gestor e fiscal, buscando uma melhor eficiência no cumprimento da Administração Pública.

Em seguida, Luciana Frazão falou sobre como o checklist é uma ferramenta versátil, disponibilizada a fim de evitar erros. “É um mecanismo de controle para a execução de atividades, uma segurança”, completou a aluna.

Laila Caroline acrescentou que o checklist auxilia não só na fiscalização do trabalho, mas na correção de diversas ferramentas utilizadas no processo. Desta maneira, facilita o trabalho vinculado entre gestor e fiscal. A aluna também falou sobre a questão de custo e dos benefícios que a implementação da ferramenta pode trazer. “O checklist mostrou ser uma ferramenta de baixo custo e de alto retorno, sendo muito eficaz e trazendo diversos resultados para a administração”, concluiu a aluna.

Glauco Costa Leite iniciou sua avaliação salientando o quão excepcional era o tema, “Vejo possibilidade para um aprofundamento ainda maior na pesquisa, talvez para a publicação de um livro”. Ele também comentou sobre parágrafos específicos acerca do texto, que precisariam, posteriormente, de uma revisão.

O professor Danilo Fuster destacou que a Administração Pública é algo diferente da iniciativa privada e observou que os alunos pontuaram isso durante a apresentação do trabalho. Fuster também sugeriu que os alunos se aprofundassem em um estudo de caso para que o conceito do tema fosse apresentado de maneira mais clara ao público. “Eu gostaria de parabenizar os alunos pela construção do trabalho, é algo visceral, um contato direto com o tema de vocês e a academia precisa disso”, complementou o professor.

A professora Alessandra finalizou com agradecimentos à banca pelas orientações e conselhos que foram dados aos alunos. Além disso, elogiou a desenvoltura acadêmica dos estudantes na realização do trabalho de maneira tão dedicada e competente. Em suas considerações finais, deliberou acerca da excelência do trabalho realizado pelos alunos. “É um trabalho inédito, existem poucas coisas sobre o tema e nesse meio é um contributo enorme para a comunidade acadêmica”, discorreu a professora.

A banca determinou a nota do TCC, pronunciada pela orientadora Alessandra Sales. “Ainda há um caminho para acertar os apontamentos feitos aqui hoje, é preciso dividir as funções para que o trabalho fique ainda mais afinado. Sendo assim, a nota decidida foi nove e esta é uma nota de excelência! Eu queria parabenizar vocês pelo esforço na trajetória que percorreram até aqui”, encerrando assim a análise feita pela banca.