Assessoria de Imprensa, 31/08/2020

Foi recomendada, durante o encerramento do processo de Auditoria Externa de Qualidade, realizada na sexta-feira (28/08), a recertificação ISO 9001 para o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). A auditoria foi executada pelo auditor da Fundação Vanzolini, Renato Prado.

"Embora tenha sido uma auditoria diferente, em sua totalidade, remota, mesmo sendo uma auditoria de recertificação, tentamos ao máximo minimizar essa impessoalidade através de um trabalho em conjunto, tanto da minha parte enquanto auditor quanto da parte de todos que entrevistei", declarou Renato Prado ao informar o resultado do processo, destacando, inclusive, o trabalho de desenvolvimento da Gestão das Relações do Trabelho (GRT), a iniciativa do Planejamento Estratégico e a atuação da equipe de auditoria interna.

Foram expostas apenas duas não conformidades pontuais, que, segundo o auditor, não ofendem o modelo de gestão e não causam impedimento da recertificação. São elas, a versão obsoleta do formulário Cód. 042 versão 04, sendo a versão 05 de Nov/2019 a vigente, em uso por algumas unidades. Renato também pontuou que não consta na Política de Qualidade menção ao desenvolvimento dos colaboradores e satisfação dos clientes, elementos presentes na análise de contexto da Organização.

"Absolutamente 100% da minha amostragem foi extremamente rica. Pude compreender muito melhor o papel de vocês, a relevância e a importância. Consegui, no meu procedimento de auditoria, ter a seguinte constatação: vou recomendar a recertificação de vocês", anunciou o auditor externo.

A equipe da Qualidade ficou responsável por enviar uma ação corretiva até 14 de setembro. Após a avaliação dos aspectos do relatório do auditor e do comitê da Fundação, deverá chegar, entre 25 e 30 dias, uma carta de deliberação validando o processo de auditoria.

"Mantenham sempre esse espírito da melhoria contínua. [...] Entendo que a ISO, principalmente a 9001, é uma ferramenta de gestão, de administração [...], seja na empresa privada ou no setor público, ela é extremamente útil", disse por fim Renato Prado.

Tomando a palavra, a chefe do Núcleo de Governança e Gestão (NGG), Luciana Guerra, destacou o quanto Renato Prado se preparou para essa auditoria. "Já houve auditor externo que não entendia os nossos processos. Percebemos que você já chegou para a auditoria conhecedor do que a gente faz. Fez o dever de casa, um bom planejamento, e, por isso, a auditoria transcorreu de forma tranquila", garantiu Luciana. Suzana Oliveira, coordenadora do Escritório de Qualidade Total (ETQC), agradeceu a presença de todos e, principalmente, o bom trabalho realizado pelo auditor.

O subsecretário de Fiscalização de Controle do TCMSP, Lívio Fornazieri, parabenizou o Tribunal pelo processo contínuo de melhoria e destacou, como exemplo, o desafio do trabalho remoto bem executado. "O Tribunal de Contas está de parabéns. Conseguimos fazer uma transição do trabalho presencial para o teletrabalho porque havia uma capacidade tecnológica já instalada por meio dos desenvolvimentos de sistemas, o Átomo-Radar, o Átomo Panorama, que é o nosso sistema de fiscalização, o Ábaco, o acesso remoto ao sistema SEI da Prefeitura, o nosso e-TCM implantado, já amadurecido há quase dois anos. Isso não é fruto só do trabalho de SFC [Subsecretaria de Fiscalização e Controle], é fruto do trabalho do Tribunal de Contas como um todo", ressaltou.

Por fim, o secretário geral do TCMSP, Ricardo Panato, afirmou que todos estão de parabéns pela recertificação. "É sempre um processo de aprendizado e de olhar interno que faz parte desse processo contínuo", reiterou.

Também fizeram parte da reunião de encerramento do processo de Auditoria Externa de Qualidade a chefe de gabinete da Presidência, Angélica Fernandes, a assessora do Gabinete do conselheiro Maurício Faria, Cleide Sodré Lourenço, o assessor do Gabinete do conselheiro Roberto Braguim, Carlos Macruz, e o chefe de Gabinete do conselheiro Domingos Dissei, Rubens Chammas. Participou, ainda, a secretária geral, Roseli de Morais Chaves, os representantes das Coordenadorias e os assessores da SFC, GRT, Biblioteca, ETQC, Escritório de Monitoramento de Processos e Projetos (EMPP), NGG, e os auditores internos da qualidade.

Toda a equipe do TCMSP foi parabenizada durante o encerramento do processo de Auditoria Externa de Qualidade