Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Assessoria de Imprensa

A Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) promoveu, no dia 20 de outubro, o seminário virtual com o tema “Gestão das Emoções: a competência da atualidade e do futuro”. O objetivo do encontro foi o de contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais para os profissionais de hoje e do futuro, estejam eles na iniciativa privada ou na esfera pública. A palestra on-line foi transmitida pelas redes sociais da EGC.

O palestrante especialmente convidado para esse evento foi Paulo Alvarenga, também identificado carinhosamente como PA, que tem entre suas qualificações ser considerado um dos 25 maiores nomes dentro das discussões do conceito de liderança no Brasil e ex-sócio fundador de empresa que treinou mais de 200 mil pessoas e atendeu cerca de 1500 instituições no país e no exterior. Atualmente, ele é o CEO e fundador da empresa Mastersoul. Entre outras atividades, Paulo Alvarenga um dos criadores do programa Líder do Futuro, além de autor dos livros “A Atitude que te move” e “Dance com seus Medos”.

A mediação desse evento foi realizada pela gestora das Relações do Trabalho do TCMSP e professora de pós-graduação da Escola de Gestão e Contas, Luiza Correia Hruschka. Ela abriu a apresentação virtual informando que a iniciativa era o terceiro encontro do evento Ecos do Conhecimento, para debater as competências comportamentais, e integrava a série de palestras Fórum de Auditoria, organizado pelo Instituto Rui Barbosa em parceria com o TCMSP.

Segundo Luiza Hruschka, “o tema gestão das emoções ganha cada vez mais importância no momento atual, que exige mais dos profissionais para acompanhar e se adaptar a todas as mudanças que estão acontecendo no mundo, em função da pandemia do novo coronavírus, porque a sociedade cobra, principalmente da área pública, uma boa prestação de serviço“. Ela fez uma reflexão alertando que, “para enfrentar esses novos desafios, tanto no setor público como na iniciativa privada, a gestão de pessoas das organizações deve ser estar preparada para encarar as mudanças, que são inevitáveis”.

Em sua explanação, Paulo Alvarenga destacou que o importante é deixar um legado para as próximas gerações e que o momento atual deve estar focado na reeducação das pessoas, dos profissionais e também das empresas. “Além disso, participar desse evento do Tribunal é fazer algo em que eu mais acredito, que é o desenvolvimento das pessoas“, disse PA.

Numa verdadeira troca de conhecimento comum na área de gestão de pessoas, Luiza incentivou Paulo Alvarenga a traçar um paralelo entre as profissões que existiam até pouco tempo atrás com aquelas que irão se destacar num futuro próximo. Inicialmente, PA citou profissionais que ganharam importância hoje em dia, como gerente de mídias sociais, desenvolvedor de aplicativos, entre outros. Ele disse que, baseado em experiência própria, “as pessoas não estão preparadas para o que vai acontecer no futuro, gerando um nível muito grande de ansiedade, principalmente dentro do modelo exponencial, focado mais na mentalidade de maior uso da tecnologia. A gente acelerou 10 anos em apenas alguns meses durante esta pandemia, mas o foco deve ser sempre no ser humano“.

Motivado pela mediadora, o palestrante elencou algumas competências que os profissionais do futuro deverão possuir para exercer um bom trabalho, com maior desempenho. Entre elas, Paulo Alvarenga destacou que a evolução da mentalidade profissional, aliada aos conceitos de criatividade, aprendizagem ativa, liderança, racionalidade, capacidade de análise, e, principalmente, autoconhecimento, serão fundamentais para o sucesso pessoal. Além dessas qualidades, ele mencionou a importância de desenvolver o conceito de inteligência emocional para permitir a gestão de pessoas. Segundo PA, “a liderança é atemporal e vivenciar novas experiências fortalece a aplicação desse conceito, cujo aspecto principal tem base na inteligência emocional“.

A importância da escolha do tema Gestão das Emoções pôde ser avaliada pela participação e pelos comentários registrados nos chats abertos para os interessados em acompanhar a apresentação por meio das mídias sociais da EGC. As mensagens transmitiram desde questões geradas pelo conteúdo, até sugestões de abordagens, bem como elogios pela iniciativa de se tratar de temática atual e que gera interesse profissional tanto na área pública como na iniciativa privada.

Assista na íntegra essa palestra: