Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Assessoria de Imprensa, 11/11/2020

A Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) convidou o auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Erick Muzart Fonseca dos Santos, para falar sobre o tema: Inteligência Artifical e Controle Externo. A apresentação online foi realizada no último dia 9 de novembro.

Muzart é lotado no Centro de Pesquisa e Inovação, associado à Escola de Governo Instituto Serzedello Corrêa, onde coordena o Programa de Capacitação em Análise de Dados da Instituição. Ele ministra cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial Aplicada, tendo contribuído na capacitação de centenas de servidores públicos para essa área em Brasília (DF).

O mediador do evento foi o auditor de Controle Externo do TCMSP, Luis Guilherme Damiani. Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e auditor membro do Grupo de Auditoria em Tecnologia da Informação (Gati) da Subsecretaria de Fiscalização e Controle (SFC) do TCMSP, Damiani abriu o encontro elogiando a iniciativa da EGC, pois, segundo ele, o tema Inteligência Artifical é fundamenteal no aperfeiçoamento de auditores e demais colegas do Tribunal de Contas, além de ser fundamental e presente na sociedade brasileira.

No início da palestra, Muzart ressaltou que uma das principais missões da sua apresentação era convencer que Inteligência Artificial (IA) é algo profundamente importante, revolucionário e transformador para toda a sociedade, mais até do que a engenharia genética. E como título da sua palestra, optou pela provocação: Inteligência Artificial e Controle – tudo o que o auditor sempre quis saber sobre IA, mas tinha medo de perguntar.

Segundo ele, há um forte descompasso entre as grandes expectativas relacionadas à tecnologia e o profundo desconhecimento sobre o tema.

“Quando falo com leigos, eles tendem a achar que é trivialmente simples fazer uma aplicação de IA, que eu sei que seria extremamente difícil, talvez no limiar do impossível. E inversamente, às vezes com coisas bem simples, que dá pra fazer em um projeto de uma ou duas semanas, já gera um resultado que surpreende muitas vezes a áreas de negócio, que ficam abismadas em saber como é possível fazer isso hoje, com baixo custo e uma dificuldade inicial relativamente baixa”, avaliou.

O palestrante afirmou que para se tornar um especilista em IA é algo bastante difícil. Entretanto, para entender os pré-requisitos do funcionamento da tecnologia; saber onde ela pode ser inserida; quais são seus limites; no que é vulnerável; como ela depende da qualidade de alguns aspectos de dados, mas não necessariamente de outros; tudo isso é bastante acessível. “Deveria fazer parte do ferramental básico do auditor saber que essa tecnologia está disponível e que pode ser utilizada nas suas atividades mais corriqueiras, como a ferramenta que multiplica sua capacidade de ação dentro da auditoria, no cruzamento de informações as quais ele tem acesso em uma fiscalização. E em geral, mais amplamente do que isso, na atuação da administração pública, na melhoria de seus serviços, redução dos seus custos, aumento da tempestividade, ganho de escala, melhoria em geral das funcionalidades entregues ao cidadão. E mais amplo ainda, do ponto de vista de toda a economia, de toda a sociedade. A IA tem um potencial disruptivo que acho que é sem igual na história”, asseverou Muzart.

Durante a apresentação, ele detalhou as possibilidades e deu exempos de aplicabilidade da Inteligência Artificial. Abordou as vantajens trazidas pela ferramenta tecnológica e sua relevância econômica. A importância do emprego da IA na Administração Pública e no combate à corrupção, além da sua utilização pelo controle externo.

Discorreu também sobre as prováveis consequências negativas advindas do uso da IA. Entre elas, a concentração de poder e riqueza nos controladores da ferramenta; desemprego em massa, podendo levar a irrelevância de parte da população; além da manipulação ou controle da opinião em grande escala.

Ao final da apresentação, Erick Muzart respondeu às perguntas formuladas pelas pessoas que acompanharam em tempo real a palestra online.

Confira a apresentação na íntegra:

Todos.jpg