Assessoria de Imprensa, 02/06/2021

Os pais dos alunos das escolas públicas municipais terão agora até o próximo dia 15 de junho para responder a pesquisa sobre o ensino na capital paulista durante a pandemia no ano de 2021, disponibilizada no portal do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). Além de prorrogar o prazo da avaliação, programada originalmente para ocorrer de 17 a 31 de maio, o conselheiro Maurício Faria apresentou na Sessão Plenária do TCMSP, desta quarta-feira (2/6), resultados parciais do levantamento.

pesquisa ensino materia

Importante esclarecer que esta iniciativa não se trata de uma auditoria, mas apenas de uma pesquisa ainda em andamento.

Os dados preliminares apontam que 2.031 pais ou responsáveis responderam ao questionário neste primeiro ciclo, sendo que 57% desse total corresponde a estudantes matriculados no ensino fundamental.

Em relação ao fornecimento dos tablets, 30%de todos os que participaram da pesquisa afirmaram que o aluno já recebeu o equipamento, dado que se encontra em conformidade com a informação disponibilizada no portal da Secretaria Municipal de Educação (SME). Destes, 9% disseram que o tablet não está funcionando. E somente 54% afirmam que o aluno recebeu treinamento para utilização do dispositivo.

Quando o assunto é uniforme escolar, 89,5% dos responsáveis deixou de compraras roupas com o valor disponibilizado pela Prefeitura. E desse total, 49% informaram que a quantia para a aquisição não foi creditada no aplicativo criado para essa finalidade. Dos que adquiriram as peças oferecidas pela municipalidade, 50% acreditam que o uniforme é melhor que o dos anos anteriores e 83% aprovam essa nova forma de aquisição das peças.

Na compra do material escolar, 71% evitaram a opção do valor disponibilizado pela Prefeitura. O motivo mais citado para tanto, segundo 36,5% dos que responderam à pesquisa, foi que também para esse item a quantia não foi creditada no aplicativo, outros 26,4% alegaram que não o fizeram por problemas nos aplicativos. Dos que compraram, 59% acreditam que a qualidade do material adquirido é superior em relação aos outros anos e 83% aprovam essa nova forma de distribuição.

Quanto ao cartão alimentação/merenda, 90,5% afirmaram tê-lo recebido, sendo que somente 5% teve algum problema relacionado ao mesmo.

Já em relação ao Google Sala de Aula, 18% informaram que o aluno não consegue acessá-lo. Dos 62% que o acessam, 45% utilizam todos os dias, e 10% usam a ferramenta menos de uma vez por semana.

Outro dado importante é que 71% dos pais ou responsáveis informa que o aluno não consegue realizar as atividades escolares pela internet sem a ajuda deles, e somente 54% consegue auxiliar sempre ou quase sempre os estudantes nos deveres. Dentre os maiores obstáculos enfrentados nas atividades pela internet, foi citada a dificuldade para entendê-las (42%), a falta de internet adequada (40%) e a dificuldade para manter a concentração e interesse dos alunos nas atividades propostas (40%).

Por fim, sobre a volta às aulas presenciais, 27,5% informaram que o estudante retornou. Destes, 83% afirmam que a medição de temperatura é feita na entrada da escola e 91,5%, que foi exigida a utilização de máscara.

Clique aqui para acessar o levantamento parcial da pesquisa.

Confira aqui notícia publicada pelo Portal G1 sobre o assunto.