Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa, 25/08/2021

O programa “Ecos do Comportamento” desse mês trouxe para o debate o tema “O Outro lado da Liderança - Como ser um Liderado de Sucesso”, na tarde de terça-feira (24/8).

o outro lado lideranca 24 08

O programa, que tem por objetivo propiciar encontros mensais para reflexão de conteúdos voltados ao interesse de gestores e colaboradores, é desenvolvido pela equipe da Gestão das Relações do Trabalho (GRT) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), em parceria com a Escola de Gestão e Contas do Órgão, e conta com o apoio da ASTCOM (Associação dos Funcionários do TCMSP) e do Fórum Nacional de Auditoria/ Instituto Rui Barbosa (IRB).

A convidada para essa 11ª edição do “Ecos do Comportamento” foi a engenheira civil Cheila Lamour, que atua há 15 anos na coordenação e gerenciamento de projetos em estruturas metálicas e gestão de pessoas, com formação em coach pessoal e executivo, além de ser coautora em obras que tratam do comportamento humano, de terapias integrativas e de ferramentas de coaching.

Na introdução do tema do encontro, a mediadora Luiza Correia Hruschka, que é gestora das Relações do Trabalho e professora de pós-graduação da Escola de Gestão e Contas, chamou atenção para o fato de que “o sucesso profissional não está necessariamente atrelado a um cargo de liderança, sendo perfeitamente possível ser bem-sucedido profissionalmente como liderado, como um especialista técnico”.

Nessa perspectiva, Hruschka apresenta sinteticamente alguns exemplos de planos de carreira pessoal que podem trazer realização profissional - de acordo com o perfil e objetivo estabelecido pelo indivíduo. “Existem vários tipos de carreiras a serem seguidas, tudo depende dos objetivos que o profissional tem em mente”, acrescenta a mediadora.

A carreira “X” foi um dos exemplos citados por Hruschka. Também chamada de carreira exponencial, é indicada para o profissional que decidiu que sua melhor escolha é trabalhar em nome de um propósito e não mais apenas pela conquista de um cargo. Geralmente está relacionada a perfis de profissionais classificados como “técnicos especialistas”.

Dando continuidade, Hruschka.fala da carreira “y”, em que o profissional precisa definir se deve seguir um caminho até se tornar um gestor de equipe ou se foca em ser um técnico especialista.

Por fim, a mediadora menciona a carreira “W”. O zig-zag representdo por essa letra é alusivo à capacidade de profissionais que conseguem atuar em competências distintas, tanto na frente técnica como na liderança.

Na sequência, a mediadora passa a palavra para a palestrante Cheila Lamour, destacando a convidada como um exemplo de profissional de carreira “W”, com competências multiprofissionais.

Nas suas reflexões inciais Lamour destacou que “todos os profissionais são, de alguma forma, liderados”. No seu entendimento, até mesmo o presidente de uma organização exerce também um papel de liderado, nesse caso, pelos clientes, pelos concorrentes, pelo Governo e por leis e normas que precisam ser obedecidas.

No entendimento da palestrante, não ter um cargo formal de liderança em uma organização não é sinônimo de submissão. “Cumprir suas demandas, entendendo o seu desempenho como parte do sucesso coletivo exige, entre outras características, proatividade por parte dos liderados

Durante sua exposição, Lamour também falou sobre o amadurecimento profissional, que faz parte de um processo em que não se pode queimar etapas, ressaltando que uma carreira consistente pode demandar algum tempo e exige paciência, humildade e resiliência, tanto por parte de líderes como por parte de liderados. “É preciso cuidado com o imediatismo porque nenhum aprendizado, nenhuma evolução e nenhuma experiência acontecem tão rápido como gostaríamos”.

Ainda falando sobre os papéis profissionais, Lamour enfatizou que não há demérito nenhum em ser liderado, e que todos os profissionais são fundamentais no sucesso das organizações. De acordo com a experiência relatada pela palestrante, “existem aqueles profissionais que têm uma capacidade de pensar estrategicamente, de criar, de elaborar, de controlar, de delegar, de fazer acontecer. Mas, por outro lado, existem os excelentes profissionais com vontade de fazer, de colocar a mão na massa, de executar e de realizar. Os dois tipos de profissionais são necessários e devem ocupar a posição em que é capaz de desempenha a sua melhor performance”.

Lamour Abordou, ainda, algumas características dos liderados que são valorizadas pelas organizações. Entre elas, destacou a humildade para aceitar que sempre há o que aprender e que “os pontos de melhoria” assinalados pelo gestor são importantes para o aprimoramento da sua carreira. Outro aspecto destacado por Lamour foi “o espírito de excelência”. “o trabalho do liderado deve ter um nível de confiabilidade, de qualidade e iniciativa para que ele aconteça da melhor forma”.

A empatia, no entendimento da palestrante, “é uma das habilidades essenciais para gerar ambientes organizacionais cooperativos e com soluções em conjunto”.

O comprometimento também foi lembrando como um ponto importante para o sucesso na carreira do liderado. “O profissional deve focar no resultado da tarefa sob a sua responsabilidade”, reforça a palestrante.

Além disso, Lamour falou sobre a relevância dos aspectos comportamentais do profissional, que envolvem, entre outros fatores, a ética, o bom senso, a flexibilidade e a inteligência emocional.

Concluindo a sua exposição, Lamour apresentou o resultado de testes realizados em momentos distintos da sua carreira, cujos resultados demonstram como é possível desenvolver competências diversas de acordo com o momento da trajetória profissional.

Ao final da palestra, foi realizado um sorteio de livros de coautoria da palestrante e também da mediadora do encontro.

O evento foi transmitido pelas redes sociais da Escola de Gestão e Contas do TCMSP.

O programa “Ecos do Comportamento” do mês de setembro, já programado para o dia 14, terá como tema “Gestão por Competências”.

No dia 5 de outubro, o debate será sobre “Encontro de Gerações no Ambiente de Trabalho”.

Acompanhe também as programações dos meses de novembro e dezembro que serão divulgadas em breve.

Assista à palestra na íntegra: 

Evento debate o tema “O Outro lado da Liderança - Como ser um Liderado de Sucesso"


Mediadora Luiza Correia Hruschka

 


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!