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Assessoria de Imprensa

Dentro da programação do XII EDUCONTAS, o TED TALK “Boas Práticas” reuniu, em ambiente virtual, na manhã do dia 15/10, representantes de Escolas de Gestão e Contas de diversas regiões do país para compartilhar iniciativas eficazes experienciadas pelas instituições de ensino durante a pandemia. A auditora pública externa do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Ana Cristina Lessa Trotta, foi a mediadora da apresentação de boas práticas.

 

Dirigente do setor de capacitação da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE-RS, Janaína Castaldi compartilhou as ações de educação telepresenciais em rede realizadas pela instituição de ensino, como o ciclo de debates sobre a Lei Complementar 173/2020 (Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus). “Essa proposta de capacitação nacional foi nossa primeira experiência de atividade em rede. O ciclo de debates foi articulado em conjunto com o Instituto Rui Barbosa e contou com a parceria de vários Tribunais do Brasil. Especialistas de todo país, que estavam se debruçando sobre diversos aspectos da Lei, ministraram palestras independentes no evento, que contou com uma média de 60 inscritos em cada painel”, disse ela.

 

A diretora da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), Marina Spinelli, enfatizou as palestras e cursos realizados em ambiente virtual sobre a Nova Lei de Licitações, voltados para conselheiros, magistrados, representantes do Ministério Público de Contas e servidores da área técnica.

 

Assessora pedagógica da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Máira Conceição Alves Pereira abordou a formação continuada dos professores, por meio do curso Docência on-line. “O curso faz parte de um conjunto de outras ações de formação continuada a docentes que a Escola de Contas do TCE-RJ promoveu, como nossa trilha de formação. Nossos professores são todos servidores do Tribunal e a formação se inicia com o ingresso desses profissionais por meio de um processo seletivo, que contempla, em uma de suas etapas, um curso de formação inicial. Ao longo da trajetória na Escola, os docentes contam com o apoio da assessoria pedagógica, em um acompanhamento coletivo e individual”, revelou ela.

 

Máira enfatizou que o curso Docência on-line ofereceu a possibilidade de aulas síncronas e assíncronas e contabilizou 56 mil alunos matriculados.

 

A região nordeste do país foi representada pelas Escolas de Gestão e Controle dos Tribunais de Contas dos estados do Piauí (TCE-PI), de Alagoas (TCE-AL) e de Pernambuco (TCE-PE). Diretora executiva da Escola de Gestão e Controle do TCE-PI, Maria Valéria Santos Leal falou sobre as iniciativas “Programa Mais Viver, Vida Plena no pós-carreira”, desenvolvido em 2020, e “Programa de Desenvolvimento Financeiro Mais Viver”, criado em 2021.

 

A diretora contou que o “Programa Mais Viver, Vida Plena no pós-carreira”, com foco na preparação dos servidores para a aposentadoria, por meio do desenvolvimento da saúde física, emocional, financeira e social, foi uma migração para o ambiente virtual da ação que já havia sido iniciada, em 2018, em formato presencial. “Com o isolamento social realizamos o programa no formato on-line, com palestras sobre ansiedade, saúde mental, stress, superação de crise e comunicação não violenta”, explicou a palestrante.

 

Maria Valéria contou, ainda, que o “Programa de Desenvolvimento Financeiro Mais Viver” foi criado para auxiliar nos impactos da má gestão financeira dos servidores, que acaba se refletindo em problemas de relacionamento, insônia, perda de concentração e diminuição da produtividade. Segundo ela, a turma piloto contou com 25 servidores que participaram de encontros quinzenais em formato híbrido, podendo optar entre a tutoria on-line e presencial. “Oferecemos um plano individual de ação para a saúde financeira, conhecimento sobre investimentos mais assertivos e plataformas que auxiliam o controle dos recursos porque entendemos que as questões financeiras interferem diretamente na qualidade de vida e trabalho dos servidores”, afirmou ela.

 

Eventos on-line também estiveram presentes na programação da Escola de Contas do TCE-AL durante a crise sanitária. Coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Gisete de Lima Oliveira, contou que o curso “Nova Lei de Licitações e Contratos” ofertado obteve 15.490 visualizações no Youtube. Também foi realizada uma transmissão ao vivo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados no setor público. “Produzimos e distribuímos, ainda, a cartilha “Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus” para os municípios alagoanos e fizemos uma parceria com o Conselho Regional de Nutricionistas para ações conjuntas de acompanhamento do cumprimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, completou.

 

Assessora pedagógica da Escola de Contas do TCE-PE, Melanie Mariano falou sobre o uso de metodologias ativas, que colocam o aluno no centro da aprendizagem para resolução das demandas de forma coletiva. “É de fato uma metodologia mais inovadora do ponto de vista de uma educação construtivista e não bancária, que não caminha no sentido do depósito de conteúdo, mas da produção de conhecimento com o protagonismo do aluno”, enfatizou ela.

 

Dentro das ferramentas da metodologia ativa, a palestrante explicou que na instituição de ensino foi utilizada a Aprendizagem baseada em problemas, do inglês Problem Based Learning (PBL). A aplicação aconteceu por meio de tutorias telepresenciais realizados com a ferramenta Moodle e em cursos online sobre a Nova Lei de Licitações.

 

Melanie também abordou as ações de micro-aprendizagem (compartimentação de conteúdo) promovidas no período. “Fizemos lives no Youtube atreladas aos cursos em andamento ou que seriam oferecidos em breve, para criar engajamento de temáticas como tratamento de resíduos sólidos e políticas públicas”, disse ela.

 

O XII Encontro Nacional dos Técnicos de Educação Profissional das Escolas de Contas foi realizado pelo TCE-RS, nos dias 14 e 15/10.

 

 

 

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A auditora Ana Cristina Lessa Trotta (TCE-RS) , foi a mediadora do evento

 

Diretora executiva da Escola de Gestão e Controle do TCE-PI, Maria Valéria Santos Leal

 

Diretora da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), Marina Spinelli

 

Assessora pedagógica da Escola de Contas do TCE-PE, Melanie Mariano

 

Assessora pedagógica da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Máira Conceição Alves Pereira

 

Coordenadora pedagógica da Escola de Contas do TCE-AL, Gisete de Lima Oliveira

 

 

 


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