Assessoria de Imprensa, 23/02/2022

As novas diretorias eleitas para o biênio 2022/2023 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) tomaram posse em cerimônia conjunta realizada na terça-feira (22/02).

posse atricon irb abracom

Juntamente com o novo presidente da Atricon, Cezar Miola (TCE-RS), tomou posse no cargo de Vice-Presidente de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos o conselheiro João Antônio da Silva Filho, presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). Também foram empossados como presidente do IRB, Edilberto Carlos Pontes Lima (TCE-CE), e da Abracom, Joaquim Alves de Castro Neto (TCMGO).

A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. O evento teve formato híbrido, pois, além de ser transmitido pelo canal do Youtube do TCU, uma sala virtual foi montada para receber as autoridades e os convidados. Devido às restrições impostas pela pandemia e pelas regras adotadas pelo ISC-TCU para eventos presenciais, a lotação máxima autorizada do auditório foi limitada em 120 lugares.

A cerimônia de posse contou com pronunciamento de abertura feito pela presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes; do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; do presidente da Audicon, reconduzido ao cargo, Marcos Bemquerer Costa; do IRB e da Atricon, Ivan Lelis Bonilha, e Fabio Túlio Filgueiras Nogueira, que ao deixar a presidência da Atricon fez um balanço positivo de sua gestão voltada para fortalecer o Sistema Tribunal de Contas.

O presidente eleito da Atricon, Cezar Miola, deu destaque para a atuação da entidade em âmbito nacional, que sempre esteve comprometida com o regime democrático. Segundo ele, “os Tribunais de Contas têm o importante papel de induzir a administração pública a adotar políticas capazes de enfrentar essas e outras deficiências; e a fiscalizar a execução das medidas implantadas. Em conjunto, na Atricon, somos capazes de amplificar essa tarefa. Nos próximos dois anos, pretendemos atuar na defesa das prerrogativas dos membros dos órgãos de controle e no fortalecimento institucional, procurando contribuir decisivamente para a melhoria da vida da população”.

Eleito para liderar o IRB no biênio 2022/2023, o conselheiro Edilberto Pontes anunciou como uma das primeiras iniciativas, entre as metas prioritárias da nova gestão, a criação de um núcleo de estudos avançados. “Discutir os grandes temas nacionais será um imperativo. Reforçaremos, também, a interação com atores relevantes da ciência nacional e internacional”, destacou ele.

Em seu discurso de posse, o presidente da Abracom, Joaquim de Castro, reafirmou a importância do trabalho conjunto dos órgãos de controle. “Continuaremos fortalecendo a instituição, cumprindo a sua missão, de ser catalisadora do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas dos Municípios, sempre com o olhar voltado para a união das entidades do Sistema Tribunais de Contas”, afirmou Castro.

Entre outras autoridades que participaram presencialmente da cerimônia conjunta de posse estavam os ministros do TCU, Augusto Nardes e Antônio Anastasia, além de conselheiros e assessores de Tribunais de Contas e representantes de entidades ligadas ao sistema de controle externo.

Conheça a composição das novas diretorias para o biênio 2022/2023 da Atricon, do IRB e da Abracom.

Veja a cobertura do evento também no Portal do STJ.

Assista à transmissão do evento:

O novo presidente eleito da Atricon, Cezar Miola (TCE-RS)

O presidente do IRB, Edilberto Carlos Pontes Lima (TCE-CE)

O presidente da Abracom, Joaquim Alves de Castro Neto (TCMGO)

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins