Assessoria de Imprensa

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) foi notícia nesse início do mês de março e em fevereiro, seus primeiros meses de atuação no ano, nos principais veículos de comunicação da cidade, como a TV Globo, a rádio CBN, o site G1, a revista Veja São Paulo, Bandeirantes AM, rádio Cultura, Yahoo e Diário da Zona Norte. Temas como a Feirinha da Madrugada, os centros de acolhida, a questão dos ônibus, os gastos de educação por parte da Prefeitura, kit escolar e uniforme, modernização de semáforos, entre outros, foram temas da imprensa, sempre citando o Tribunal, o que demonstra a importância institucional desse órgão, fundamental para a cidade, e sua inserção nos meios de comunicação.

tcm destaque midia

Em alguns exemplos, a participação do TCMSP na questão da fiscalização dos centros de acolhida da Prefeitura foi destaque, na terça-feira (08/03) no Yahoo Notícias em reportagem segundo a qual a Prefeitura abriu licitação para a concessão de 22 cemitérios e o crematório municipal. Na sexta-feira (04/03) no telejornal SP 2, da TV Globo, e no mesmo dia no programa Oito em ponto da Rádio Cultura FM. No mesmo dia, no mesmo programa, outra reportagem citando o TCM afirmava que o órgão de controle apurava se o Prefeito Ricardo Nunes investiu o mínimo exigido por lei em educação em 2021. O G1, site do grupo Globo, também pautou o tema, divulgando reportagem sobre o assunto.

Na quarta-feira (02/03) havia sido a vez de uma reportagem segundo a qual o Tribunal apurava o pagamento de “luvas” de até R$ 600 mil cobradas de lojistas da nova Feirinha da Madrugada, exibida no SP 2, da TV Globo. No mesmo dia, outro trabalho jornalístico, também exibido na TV Globo, no caso no jornal SP 1, destacava que as merendeiras da Prefeitura reclamavam de atrasos nos salários e que o TCMSP e o Ministério Público Estadual (MPE) estavam investigando uma empresa que prestava serviços à Prefeitura e era responsável pelo pagamento destas profissionais.

Na quinta-feira (03/03), o site G1, do grupo Globo, ressaltou que a Prefeitura negou verba para colocar mais 220 ônibus em circulação na cidade enquanto a população enfrenta superlotação, principalmente na periferia. Na mesma data, a revista Veja São Paulo destacou a questão dos semáforos na cidade, lembrando que o vandalismo praticado contra estes equipamentos de controle do trânsito traz mais riscos para motoristas e pedestres. O mesmo tema foi retomado no telejornal Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, segundo o qual os atos de vandalismo contra semáforos triplicaram na cidade entre 2019 e 2021. O presidente do TCMSP, Conselheiro João Antonio da Silva Filho participou, nesse dia, do programa Vossa Excelência, a Memória, da TV Câmara, em que discorreu sobre o período em que atuou como vereador na capital paulista entre 2001 e 2011. O programa é apresentado pela jornalista Viviane Cezarino.

Em 25 de fevereiro, no jornal SP 1, da TV Globo, o Conselheiro Mauricio Faria discorreu sobre o fato de apenas 7% das escolas municipais terem instalados os equipamentos de tecnologia contratados pela Prefeitura comprados havia mais de um ano. Em 24 de fevereiro, o programa Ponto Final, da rádio CBN, veiculou reportagem segundo a qual os pais de alunos da rede municipal de ensino de São Paulo continuavam sem conseguir acessar o aplicativo que libera crédito para a compra do kit escolar e do uniforme das crianças. Em outra reportagem sobre semáforos, o mesmo programa discutiu qual a melhor forma para modernizar estes equipamentos na cidade, citando o TCMSP e o Conselheiro Domingos Dissei, relator do processo no Tribunal.

Um dia antes, ainda na CBN, outro trabalho jornalístico afirmou que uma investigação em curso na Prefeitura apurava o atraso na distribuição de equipamentos tecnológicos às escolas municipais da capital. Um dia antes, reportagem do programa CBN São Paulo, da rádio CBN, afirmava que o TCMSP e o Ministério Público Estadual (MPE) apuravam porque a Prefeitura havia instalado menos de 10% dos equipamentos previstos no programa Escola Digital. Na mesma data, o jornalista Marco Antonio Sabino, em sua coluna intitulada Olhar de Repórter, discorreu sobre as questões municipais e o papel do TCMSP no enfrentamento às dificuldades vividas pelos paulistanos no jornal Gente, da rede Bandeirantes.

Confira, abaixo, os links das reportagens:

SP1 - Escolas Municipais: Só 7% dos equipamentos de tecnologia comprados há mais de um ano foram instalados, segundo TCM-SP

SP1 - Equipamentos sem uso nas escolas municipais

SP1 - TCMSP apura se prefeitura investiu o valor mínimo na pasta da educação em 2021

SP1 - Merendeiras reclamam de atrasos no salário; MP-SP e TCM investigam empresa que prestava serviço à Prefeitura de SP

SP2 - Centros de acolhida são fiscalizados na capital

G1 - TCM de SP apura 'luvas' de até R$ 600 mil cobradas de lojistas na nova Feirinha da Madrugada

G1 - TCM-SP apura se gestão Ricardo Nunes investiu o mínimo exigido por lei em educação em 2021

Bom Dia SP - Vandalismo de semáforos triplicam na capital de 2019 pra 2021

Rádio CBN - Pais de alunos da rede municipal de ensino de São Paulo continuam sem conseguir acessar o aplicativo que libera crédito para a compra do kit escolar e do uniforme

Rádio CBN - Prefeitura de São Paulo avalia qual é a melhor opção para implementar a modernização dos semáforos

Rádio CBN - MP de SP instaura inquérito civil se a empresa Singular não cumpriu contrato de fornecer merenda e pagar salário para funcionários da capital paulista