Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Assessoria de Imprensa

Dando prosseguimento à etapa de discussão de seu Projeto Político Pedagógico (PPP), a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) promoveu na segunda-feira (11/04) uma reunião virtual com a comunidade acadêmica, que incluiu professores e servidores da Escola. O motivo desse encontro foi o de discutir os objetivos principais da unidade educacional, sendo que o encontro foi marcado pela apresentação de diversas propostas de trabalho e de consulta aos públicos que irão participar do projeto de construção coletiva da Escola. O PPP da Escola de Gestão e Contas é visto como um importante elemento de planejamento e de engajamento educacional da instituição.

reuniao 11 04 carrossel

No início da reunião virtual, o professor Gilson Piqueras Garcia, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) da escola, apresentou os resultados dos encontros internos desse grupo que resultaram numa proposta para a construção com a comunidade da Escola de Contas. Ele especificou que o conceito de Projeto Político Pedagógico passa pelo que chamou de Plano de Ação e pela Política Pedagógica que é identificada pelos fundamentos atribuídos à Escola de Contas, como sua missão, valores, princípios, entre outros.

Segundo o coordenador desse Grupo de Trabalho, após a fase inicial do PPP é que vai começar de fato o período de coleta de dados para uma análise posterior, com a reunião final de fechamento prevista para o dia 23 de maio deste ano. Nessa data, haverá a apresentação dos resultados, redação da versão preliminar do PPP e serão colhidas as contribuições finais, com a redação, em seguida, da versão final do PPP.

Dessa forma, a construção coletiva e democrática do PPP se dará em cinco etapas consecutivas, conforme previsão dos integrantes do GT, com o apoio de oito documentos considerados basilares, os quais incluem o Planejamento Estratégico do TCMSP; sua Política de Gestão de Pessoas; o Relatório Anual de Fiscalização (RAF); o Planejamento e a Pesquisa Anual da Escola de Contas; bem como o Marco de Medição de Desempenho dos TCs, entre outros. A metodologia a ser empregada nesse processo de verdadeira consulta pública prevê, além dessa reunião para dialogar sobre o PPP e ouvir as manifestações da comunidade da escola, a etapa da coleta de dados, com o uso de questionários que deverão ser respondidos pelos integrantes da instituição de ensino, pelos servidores do Tribunal e pelos alunos, por meio de formulários específicos e dirigido a cada público-alvo.

Na sequência, haverá a análise dos dados coletados a partir da tabulação dos resultados do estudo, a redação preliminar do PPP, com a disponibilização da tabulação e dos resultados à comunidade e, posteriormente, a reunião final com a comunidade da Escola de Contas. Nessa oportunidade, serão apresentados os resultados, a versão preliminar do PPP e colhidas as contribuições finais, com a redação da versão definitiva do documento do Projeto Político Pedagógico da EGC.

Os 13 temas que serão motivos de consulta junto aos diversos públicos de interesse da Escola de Contas para a elaboração do PPP estão reunidos no conjunto de variáveis que compreende: Missão; Visão de futuro; Valores; Princípios pedagógicos; Áreas de atuação; Públicos; Corpo docente; Modalidades de ensino; Ações educacionais; Metodologia de aprendizagem; Avaliações; Eixos temáticos; e, Compromissos.

Quando foi aberta a participação dos interessados nas discussões do PPP, a primeira pessoa a se manifestar foi a servidora da EGC, Rosane Keppke, que abordou a questão do credenciamento da escola, bem como o reconhecimento de seus diversos cursos pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e junto ao Conselho Estadual de Educação.

Já a servidora da Unidade Técnica de Biblioteca e Documentação do TCMSP, Rita de Cássia D’Angelo, sugeriu a inclusão dessa unidade nos questionários do PPP voltados para a consulta junto à comunidade da escola e dos alunos, no que se refere aos serviços da Biblioteca, visando ampliar o catálogo e o acervo colocados à disposição dos frequentadores da EGC. Ela propôs ainda a criação de um fluxo de trabalho de forma a unir o corpo docente com os serviços prestados pela Biblioteca, que está instalada no mesmo prédio da Escola de Contas do TCMSP. Encerrando a reunião, o coordenador do GT do PPP da escola destacou que o grande desafio do trabalho é atingir todos os públicos, seja da EGC, do tribunal e dos alunos da instituição.

Além do coordenador Gilson Piqueras Garcia, participam do GT de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola de Contas os professores e servidores Alessandra Sales, Suelen Benício, Valdir Netto, Danilo Fuster, Fernando Jesus e Marcelo Jesus.