Assessoria de Imprensa, 11/04/2022

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP (EGC- TCMSP) iniciou, na sexta-feira (08/04) a discussão do Projeto Político-Pedagógico (PPP) que pretende envolver toda a comunidade acadêmica – professores da Escola e servidores do TCMSP - de forma democrática, para discutir os grandes objetivos da unidade educacional, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como pretende fazer isso. O PPP é, em suma, um importante elemento de planejamento e de engajamento educacional. Na segunda-feira (11/04), de acordo com o planejamento, haverá uma reunião com toda a comunidade para discutir o Projeto.

Começará, então, o período de coleta de dados para posterior análise, com a reunião final de fechamento prevista para o dia 23 de maio desse ano. Nessa data, haverá a apresentação dos resultados, redação da versão preliminar do PPP e contribuições finais, com a redação, em seguida, da versão final do Planejamento.

A construção do PPP se dará em cinco etapas consecutivas, elaboradas pelo Grupo de Trabalho (GT) do PPP, com o uso de documentos basilares do Tribunal como o Planejamento Estratégico, o Relatório Anual e o Planejamento da Escola de Contas, entre outros. A metodologia a ser usada prevê a reunião do dia 11, com toda a comunidade da Escola, para dialogar sobre o PPP. Em seguida, começa a coleta de dados, com o uso de questionários que deverão ser respondidos pela comunidade da Escola, pelos servidores do Tribunal e pelos alunos, no formato Google forms. Na sequência, haverá a análise dos dados a partir da tabulação dos resultados do estudo, a redação preliminar do PPP, com a disponibilização da tabulação e dos resultados à comunidade e, posteriormente, a reunião final com a comunidade da Escola, no dia 23 de maio, quando serão apresentados os resultados, a versão preliminar do PPP e contribuições finais, com a confecção da versão final do documento Projeto Político Pedagógico.

projeto-politico-pedagogico.jpg

O início da proposta do PPP exigiu quatro reuniões do Grupo de Trabalho (GT) da Escola de Contas em discussão com a diretora presidente e o chefe de gabinete da Escola. Em uma reunião, liderada pelo diretor acadêmico da Escola, professor Gilson Piqueras Garcia, coordenador do grupo, na sexta-feira (08/04), os membros do GT apresentaram a metodologia e o cronograma de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola de Contas à diretoria da EGC. Participaram da atividade os professores Alessandra Sales, Suelen Benício, Valdir Netto, Danilo Fuster, Fernando Jesus e Marcelo Jesus que apresentaram a proposta à diretora-presidente da Escola, Ana Carla Bliancheriene, e ao chefe de gabinete, professor Luciano Vieira de Araújo. “Um grande diferencial dessa proposta é o envolvimento da comunidade do Tribunal, seus servidores, na confecção do PPP, o que lhe dá um caráter fortemente democrático, em especial na primeira etapa”, afirmou a diretora-presidente da EGC.