Assessoria de Imprensa 27/06/2022

Nesta quinta-feira (23/06), a aluna Jaqueline N. Pedroso, guarda-civil, pós-graduada em psicopedagogia e psicologia cognitivo comportamental, apresentou, por via remota, o seu Trabalho Final de Conclusão de Curso (TCC) na Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP).

tcc acoes publicas 1
A tese, cognominada como “Ações públicas de prevenção primária à violência no município de São Paulo”, configura a última etapa do curso de Especialização em Gestão e Controle Social das Políticas Públicas, tendo como orientador o professor André Galindo da Costa, e como avaliadores os professores Suelem Lima Benicio e Luís Eduardo Morimatsu Lourenço.

Após salientar a metodologia e bibliografia do trabalho, Jaqueline expôs, de maneira sucinta, o conceito de Políticas Públicas e Controle Social. Reiterou a falta de conhecimento da população sobre as Ações de Prevenção Primária, bem como a exiguidade da divulgação e veiculação da temática. São conhecidas como Políticas Complementares de curta-duração, não havendo, portanto, incentivo a um projeto político de maior constância.

Tendo como conceito-base a Prevenção da Violência Primária, Secundária e Terciária, com enfoque na Prevenção Primária, a aluna evidencia as ações direcionadas à formação humana principalmente nos primeiros anos de vida. Atividades atreladas a cuidados básicos, como alimentação, integridade física e psicológica, afeto, educação e aprendizado.

Em conclusão, Jaqueline Pedroso denota a baixa quantidade de programas voltados à Prevenção Primária – a fim de debater quem são os reais responsáveis pela educação e transmissão de valores nos dias de hoje; definir comportamentos coletivos disfuncionais e ampla divulgação destas ações para maior alcance e participação social.

Ao final da apresentação, o trabalho foi avaliado e aprovado pela banca examinadora da EGC.