Assessoria de Imprensa, 31/01/2023

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), por meio da Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC), foi o espaço escolhido para receber a noite de autógrafos seguida de debate do livro “Doeu? Pega que é seu!: 20 mulheres e um novo começo”. O evento, que contou com um coquetel festivo, ocorreu na noite de sexta-feira (27/01) e teve transmissão pelas redes sociais da EGC, contando com plateia aberta ao público interessado no tema.

Essa obra foi escrita pelas integrantes do Grupo das Guardiãs do Resgate do Feminino e publicada pela Editora Ideias e Mídias Gráficas, na categoria de autoajuda. A noite de autógrafos consistiu em sucessivos depoimentos pessoais das autoras, das quais nove participaram da mesa de debates de forma presencial, enquanto outras duas tiveram participação remota.

Além das autoras, o debate realizado no auditório da ESG contou com a presença da chefe de gabinete do conselheiro João Antonio, Angélica Fernandes, que coordena o Grupo de Trabalho de Gênero do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal. Na oportunidade, ela elogiou a escolha da temática do livro, que, em sua opinião, abre a possibilidade de uma nova construção na vida voltada para o aprofundamento da questão do feminismo. Angélica destacou que essa obra coletiva gera reflexões principalmente sobre a exclusão das mulheres no debate de assuntos atuais.

Dentre as autoras presentes no debate estava Elaine Cristina de Oliveira, que trabalha na Guarda Civil Metropolitana há 25 anos, onde exerce a função de subinspetora junto ao TCMSP, sendo que na mesma instituição foi instrutora na Academia de Formação em Segurança Urbana e também palestrante no Grupo de Educação e Prevenção às Drogas. Segundo ela, a ideia de escrever o livro surgiu a partir da pergunta sobre o que cada autora fez durante a pandemia de Covid-19, permitindo que a própria história pessoal fosse contada de forma coletiva.

A obra “Doeu? Pega que é seu!: 20 mulheres e um novo começo” é resultado da participação de componentes do coletivo Grupo das Guardiãs do Resgate do Feminino com o objetivo de registrar a experiência pessoal de cada autora referente a 2020, um ano considerado desafiador por elas, principalmente pela ocorrência da pandemia de Covid-19.

As informações constantes do livro de 244 páginas destacam que “tentando achar alguma forma de se libertar da dor, 20 mulheres se encontraram na busca do autoconhecimento. Dentre outras tantas que já trilharam esse caminho, algumas por longos anos, por conta de suas vivências, desde tenra infância, em casos de abandono, adoção, abuso, estupro, baixa autoestima, sobrepeso, agressões, traições, doenças, perdas, enfim marcas físicas, mas principalmente emocionais, que foram ainda mais expostas em um momento de reclusão”.

E prossegue, acrescentando que “esse encontro fez com que cada uma enxergasse o quanto as dores eram similares ou compartilhadas, e acolhidas, de modo que foi um processo transformador na vida de todas. A amizade, construída com empatia e compaixão, que surgiu entre elas fez com que esse livro fosse escrito, para que outras 20, 200, 2020 ou mais mulheres possam ler, se identificar e, aos poucos, ressignificar suas próprias histórias”.

Também é importante observar que a mensagem positiva que o livro busca passar ao público feminino é no sentido de que “todas podemos nos transformar, mas para isso precisamos aprender a nos amar, em primeiro lugar”. O registro dos depoimentos de cada uma das participantes do livro procura resgatar os momentos de superação pelos quais elas passaram.

O livro tem a autoria coletiva de Adriana Maia, Ana Flavia Teixeira Avelino, Angélica Cruz, Cláudia Luz (Khelii), Cláudia Rejane dos Santos Moreira, Elaine Cristina Oliveira, Fabiana Alessandra Fonseca Ruy, Fernanda Regina Mendes Rezende de Almeida, Janaina Aparecida Passos Rosa Bento, Jacki Mach’do Strieder, Joélia Mendes, Kah Almeida, Luciene Soares, Maria Luzia, Maria Elisangela, Miriam Alves, Mônica A. L, Sandra Macêdo Barbalho, Silvana Denise Palaoro, Susana Silva de Sousa.

Ao final do debate, a autora Adriana Maia propôs uma dinâmica em grupo com a participação do público presente, seguida de apresentação musical da autora e cantora Cláudia Luz, que fez uma homenagem aos povos Yanomamis. Todas as participantes do debate receberam certificados emitidos pela Escola de Contas do TCMSP.

Assista aqui ao vídeo do debate.

Autoras do livro “Doeu? Pega que é seu!: 20 mulheres e um novo começo”

Dentre as autoras presentes no debate estava Elaine Cristina de Oliveira, que trabalha na Guarda Civil Metropolitana, onde exerce a função de subinspetora junto ao TCMSP

Chefe de gabinete do conselheiro João Antonio da Silva Filho, Angélica Fernandes

Amigos e familiares prestigiaram a noite de autógrafos