Assessoria de Comunicação, 02/02/2023

Na manhã desta quarta-feira, 01 de fevereiro, os servidores e as servidoras da Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) se reuniram no auditório da instituição para acompanhar a apresentação dos futuros responsáveis pela entidade, que agora tem o conselheiro João Antonio da Silva Filho como conselheiro dirigente e terá os servidores Ricardo Panato, no cargo de diretor-presidente, e Marcos Barreto, como chefe de gabinete.

1
Da esquerda para direita: chefe de gabinete do conselheiro João Antonio, Angélica Fernandes; futuro chefe de gabinete da EGC, Marcos Barreto; conselheiro dirigente da EGC, conselheiro João Antonio da Silva Filho e o futuro diretor-presidente da EGC, Ricardo Panato.

O conselheiro dirigente da EGC, João Antonio da Silva Filho, iniciou a apresentação manifestando sua satisfação em ter mais uma vez a Escola sob sua responsabilidade e destacou o importante papel que a EGC deve representar como um espaço plural de troca de conhecimentos, discussão de ideias e construção do saber. Preservando a perspectiva de uma gestão pública que tenha como fundamento a defesa do Estado Democrático de Direito e o papel de colaborar, por meio de um processo dialético, na construção de uma sociedade menos desigual. Pontuou ainda a necessidade da EGC criar uma área específica voltada à Cultura, uma vez que esta é parte fundamental da Educação. O conselheiro dirigente salientou por fim, numa linha de continuidade administrativa, a importância de respeitar as realizações de gestões anteriores, afirmando que todas as iniciativas positivas serão mantidas e, se necessário, aprimoradas.

Em sua apresentação, Marcos Barreto lembrou que já conhece bem a EGC por conta de ter exercido o mesmo cargo de chefe de gabinete em gestão anterior, mas que isso não significa um retorno ao passado, já que as condições atuais exigem um olhar para o futuro. Destacou ainda o orgulho de retornar à entidade e fazer parte dessa nova equipe dirigente.

O futuro diretor-presidente Ricardo Panato aproveitou o encontro para fazer uma breve apresentação de sua trajetória no TCMSP, do qual é servidor concursado desde 2007. Agradeceu também a oportunidade de agora estar à frente da EGC, o que para ele representa um importante desafio diante da dimensão que a entidade tem para o TCMSP e da contribuição fundamental que deve dar tanto para a formação dos servidores do próprio Tribunal como para a daqueles que atuam na poder público municipal. Ao final, sinalizou sua confiança na competência e capacidade dos servidores e das servidoras da EGC e afirmou que pretende realizar uma gestão baseada em respeito mútuo, relacionamento aberto e muito diálogo com a equipe.

A chefe de gabinete do conselheiro João Antonio, Angélica Fernandes, também participou da apresentação, lembrando sua estreita relação como a entidade, da qual foi aluna, e destacando a importância de a Escola estar aberta a debates contemporâneos, como os que abarquem as questões de gênero.

2

3Servidores e servidoras da EGC