Assessoria de Imprensa

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou no dia 16/02 a segunda palestra da web série “Conta para a Gente”. Segundo Valdir Buqui, coordenador técnico da EGC, o projeto tem como objetivo dar visibilidade a alunos e a seus trabalhos acadêmicos e destacar atuações profissionais que tenham influência dos ensinamentos proporcionados pela Escola.

capa2

A palestrante, Carolina Borges, formada em Ciências da Computação e pós-graduanda no curso de Gestão e Controle Social de Políticas Públicas da EGC, é responsável pelo movimento Ocupa Mãe, que tem como missão construir um mundo mais acolhedor para mães e crianças por meio da participação política.

Em sua palestra, “Práticas de Controle Social na Cidade de São Paulo: Conselhos de Políticas Públicas e Educação”, Carolina explicou que o controle social se dá quando as pessoas fiscalizam e monitoram as ações do Poder Público, iniciativa que promove o bom uso do dinheiro público e previne a corrupção.

Ela também destacou as diversas formas de participação no acompanhamento da administração das unidades educacionais, como o Conselho Escolar, a Associação de Pais e Mestres (APM), o Grêmio Estudantil, o Conselho de Alimentação Escolar, o Conselho Mirim e o Conselho Municipal.

O encontro contou com a mediação de Suelen Lima Benício, professora e pesquisadora da EGC. Ela destacou a gestão democrática da educação. “Esses diferentes espaços de participação são conquistas do nosso processo de redemocratização, fazem parte da reconstrução do Estado Democrático de Direito.”

carolina borges

valdir