Assessoria de Imprensa, 28/06/2023

O afeto, segundo Suely, está fazendo falta no mundo de maneira geral. Ela classifica este sentimento como o principal comportamento estratégico nas instituições.

ecos comportamento gestao conflitos

Com MBA em Gestão da Saúde pela FGV, pós-graduação em Gerência de Recursos Humanos e também em Terapia Financeira, a psicóloga abordou inicialmente a importância do clima organizacional, considerando que as pessoas passam metade do seu tempo no trabalho. Para ela, negligenciar o tema pode trazer um aumento dos conflitos, acarretando em baixo engajamento e menor produtividade.

Katya Suely pontuou que os conflitos são decorrentes da divergência de ideias, de histórias de vida, de crenças e valores. E conceituou a gestão dos conflitos como forma de promover a conciliação entre as partes e interesses opostos, com o objetivo de alcançar uma resolução vantajosa para todos os envolvidos, pessoas ou áreas.

Os 5 níveis da gestão de conflito

A psicóloga separou a gestão de conflitos em cinco níveis: evitação, apaziguamento, imposição, negociação e integração. Nas duas primeiras situações ocorre apenas o tratamento provisório da questão. Na terceira, uma parte impõe a sua visão à outra, sem considerar a opinião oposta. Ainda segundo a Suely, a gestão do conflito propriamente dita se inicia no quarto nível, com a negociação. Entretanto, somente na integração ocorre a situação ideal, onde todos os pontos de vistas são respeitados.

A palestrante destacou a importância do papel do líder na gestão de conflitos, na sua participação como mediador da situação, além da responsabilidade da própria equipe de trabalho, que deve ter uma visão de colaboração entre todos os membros.

Katya Suely ressaltou que a existência de conflitos deve ser encarada de forma positiva, como oportunidade de crescimento. E que uma gestão eficiente proporciona diversos benefícios: observa as diversidades, constrói ambiente colaborativo, incentiva a criatividade, a inovação, diminui o absenteísmo, contribuindo, portanto, para que as metas e objetivos sejam alcançados pela equipe.

No final da apresentação, a palestrante respondeu as perguntas formuladas pelo público que acompanhou o evento ao vivo, pelo canal da Escola de Gestão e Contas (EGC) no YouTube.

A apresentação faz parte da série Ecos do Comportamento e contou com a mediação da gestora do GRT, Luiza Correia Hruschka.

Assista à íntegra da palestra.