Assessoria de Comunicação, 25/08/2023

O cantor, violonista e percussionista Renato Braz subiu ao palco do auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) para participar do programa Encontros Plurais, na quinta-feira (24/08). O momento foi regado com boas histórias, música e muita emoção transmitida pelos mais de 20 anos de carreira do artista.

IMG 6572
Na condução da entrevista estavam a jornalista e apresentadora Angélica Fernandes e o chefe de gabinete da EGC, também músico, Marcos Barreto.

Filho de uma família de sertanejos, Braz é paulistano e não mineiro, como muitos pensam. Parte de sua infância aconteceu na periferia de São Paulo, no morro da Casa Verde, Vila Nova Curuçá e Carapicuíba, porém sua raiz musical está na herança dos pais ao vivenciar Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, por parte de pai, e Cascatinha&Inhana e Milionário&José Rico, pelo lado da mãe. "Eu nasci em São Paulo, mas a gente acaba sendo de tudo, de todos os lugares", pontuou o músico, cheio de orgulho.

Entre seus ídolos de infância estão Ney Matogrosso, Tim Maia, João Nogueira e Roberto Ribeiro. Quando conheceu Dorival Caymmi, a quem chama carinhosamente de tio Dori, começou a prestar atenção na sensibilidade dos arranjos devido à dedicação expressa em cada acabamento e harmonia de seu inspirador.

Durante a entrevista, uma das colocações mais marcantes sobre o músico foi a de Marcos Barreto, quando disse que Braz "canta um Brasil que a gente quer viver". "Eu, quando lhe ouço, sempre vejo o Brasil no seu canto. Acho que tem muito a ver com a sua origem, de quem andou pela periferia, que quando jovem foi trabalhar e ter contato com outras pessoas", completou Barreto.

Braz contou histórias engraçadas de sua trajetória de trabalhador, de lavador de cachorros até entregador de vinhos. As percepções adquiridas nesse processo e nas andanças pelo Brasil ajudaram e ainda ajudam a fazer com que transmita ao público o que sente pelo país e um pouco da vivência de seu pai.

"Acauã", música de Luiz Gonzaga, foi uma das canções que emocionaram o auditório da EGC pela interpretação de Braz. "Eu me lembro que essa música, de uma compilação de discos que meu pai tinha, era a terceira e eu ouvia tanto que cheguei a riscar o disco. Papai teve que comprar outro porque, sem muita experiência, eu pulava com a agulha [da vitrola] para ouvir 'Acauã'. E esse bicho me acompanha, já vi em vários lugares do país", contou Braz ao interpretar a canção.

Dizendo-se otimista por natureza, Braz não se deixa abater quando o assunto é o futuro da cultura e da arte no Brasil. Mas sente que está faltando difusão cultural. "Falta chegar nas pessoas. [...] É comovente como brota talento nessa terra. Agora, é claro que os mecanismos para que as coisas cheguem onde devem chegar, que é no coração das pessoas, é um caminho longo", desabafou ele.

A emoção estava no olhar de cada uma das pessoas presentes no auditório quando Braz tocou "Desenredo", de Dorival Caymmi; "Coração civil", de Milton Nascimento; "Oración del remanso", de Jorge Fandermole; “Primavera”, de Tim Maia; e "Canção amiga", poema musicado de Carlos Drummond de Andrade e interpretado por Milton Nascimento.

Entre os projetos que ainda pretende realizar estão um tributo a Tim Maia, um disco de duetos, com vários cantores e instrumentistas, além de um disco em que ele não canta, mas apenas acompanha os intérpretes.

No evento, destacaram-se a presença do conselheiro João Antonio da Silva Filho, dirigente da EGC; do chefe de gabinete do deputado Paulo Batista dos Reis, Rodrigo Mar; da corregedora Geral do Município da Prefeitura de São Paulo, Thalita Abdala Aris; e de Giovanna, representante da Secretaria Municipal de Esportes.

Não perca o próximo Encontros Plurais!

E, para assistir a transmissão completa, veja abaixo:

renato braz violaoCantor, violonista e percussionista Renato Braz

joao antonioConselheiro João Antonio da Silva Filho, dirigente da EGC

angelicaJornalista e apresentadora Angélica Fernandes

marcos barretoChefe de gabinete da EGC, também músico, Marcos Barreto.

IMG 6629Corregedora Geral do Município da Prefeitura de São Paulo, Thalita Abdala Aris.

IMG 6631Chefe de gabinete do deputado Paulo Batista dos Reis, Rodrigo Mar.

todos