Na manhã de terça-feira (17/10), às 11 horas, o auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) acolheu os 170 jovens inscritos para a abertura da nova turma do Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC), que tem início neste mês.

DSC 0042

O PJMC é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e visa à formação de jovens para a gestão dos bens culturais do município. A EGC aparece como uma das entidades parceiras do programa e os jovens participantes têm acesso à biblioteca da Escola e a outras atividades promovidas, como palestras e seminários.

Na aula inaugural, os novos alunos acompanharam a palestra “O papel dos controles social e externo para a participação dos jovens”. O tema referente ao controle social foi especialmente tratado pela organizadora do evento e doutora em Serviço Social, Antonia Conceição dos Santos, assessora da EGC. Em seguida, o auditor de Controle Externo do TCMSP, Rosano Maieto, abordou a temática relativa ao controle externo e suas implicações. A apresentação contou ainda com a participação da psicóloga clínica Fe Maidel, do Conselho Municipal da Mulher. Os integrantes da mesa de discussão também responderam perguntas formuladas pelos alunos do PJMC que lotaram o auditório da EGC.

No período da tarde, a partir das 14 horas, a coordenadora do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do TCMSP, Egle Monteiro, apresentou os objetivos da iniciativa e sua importância na compilação e análise das políticas públicas levadas a cabo pela Prefeitura de São Paulo. Também participaram do encontro membros dos cinco grupos de trabalho que compõe o OPP – Educação, Gênero, Urbanismo, Regionalização do Orçamento e Saúde – que fizeram uma exposição das atividades que estão sendo desenvolvidas por cada um deles.

Após um período de férias, na segunda-feira (16/10), os alunos do Programa Jovem Monitor Cultural da turma que iniciou sua formação em março deste ano retomaram as aulas na sede da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas. São 55 jovens que devem concluir o curso em fevereiro de 2024.

DSC 0045Rosano Maieto, auditor de Controle Externo do TCMSP, Antonia Conceição dos Santos,
assessora da EGC, e a psicóloga clínica Fe Maidel, do Conselho Municipal da Mulher

IMG 7803Egle Monteiro, coordenadora do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do TCMSP

IMG 7782Membros dos grupos de trabalho Urbanismo, Gênero, Regionalização do Orçamento e Educação