Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Assessoria de Comunicação, 27/11/2023

A série de eventos que integra o projeto Ecos do Comportamento teve continuidade na sexta-feira (24/11) com apresentação do último seminário virtual de 2023, quando foi abordado o tema “neurofeedback: explorando a plasticidade cerebral para o desenvolvimento emocional e cognitivo". A iniciativa resulta de parceria entre a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), a Gestão das Relações do Trabalho (GRT) e o Serviço de Saúde do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), além da ASTCOM, que gerencia a lista de contatos profissionais para atendimento aos servidores. O evento realizado ao vivo foi transmitido pelo canal da EGC no YouTube.

 

ecos neurofeedback
A proposta do projeto tem por objetivo apresentar para debate temas importantes na área do conhecimento comportamental por meio da série de reuniões, visando examinar e colocar em destaque o poder transformador do neurofeedback como ferramenta para o desenvolvimento da saúde mental e de funções cognitivas.

O seminário teve apresentação do psicólogo Francisco das Chagas Araujo, formado em Psicologia Clínica pela Universidade Tuiuti do Paraná e Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade São Marcos. É pós-graduado pela Faculdade de Medicina da USP e pelo Hospital de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Especialista em Dependência Química, praticante de Programação Neurolinguística e terapeuta floral pela Fundação Dr. Edward Bach do Reino Unido. Atualmente é formando em Neuropsicologia. A mediação do evento coube à gestora das Relações do Trabalho do TCMSP, Luiza Correia Hruschka, mestra em Administração, instrutora da EGC e especialista na elaboração de programas de desenvolvimento de competências comportamentais aos diversos níveis hierárquicos da organização.

Na abertura do evento, a moderadora destacou a importância de debater um tema novo ligado à neurociência, que vem apresentando resultados expressivos em função dos avanços tecnológicos, o que permite aprofundar os mais recentes estudos sobre o funcionamento do cérebro, agregando novos conhecimentos desse órgão fundamental. Em seguida, Luiza perguntou ao palestrante o conceito de neurofeedback adotado no mundo científico e como ele funciona.

De acordo com o psicólogo Francisco das Chagas Araujo, os especialistas avaliam que o cérebro adulto é maleável e, devido a esse atributo próprio, se adapta continuamente a novas circunstâncias. Essa capacidade cerebral de realizar mudanças, segundo ele, é atribuída à plasticidade cerebral, a qual sugere que o cérebro se encontra pronto para a aprendizagem ao longo da vida e para sua adaptação a qualquer ambiente.

Por definição, o neurofeedback é considerado uma técnica que permite otimizar o funcionamento cerebral. “É uma ferramenta para estimular as habilidades naturais do cérebro, regulando e desenvolvendo suas potencialidades, corrigindo distúrbios, o que contribui para um melhor desempenho de conhecimento e também comportamental”, pontuou ele.

“Trata-se de modalidade não invasiva de condicionamento que procura produzir melhorias em quadros clínicos e aumento da performance ou sensação de bem-estar nas pessoas, através da indução de alterações plásticas cerebrais”, informou.
O psicólogo acrescentou que o neurofeedback é um método que ensina o cérebro a modificar ondas 'problemáticas' e transformá-las em adequadas, de modo a diminuir os sintomas dos males. “É um tratamento cujo principal objetivo é o de melhorar o funcionamento cerebral por meio da modulação não invasiva, sendo indicado para a correção de diversas disfunções neurológicas”, ensinou Francisco aos participantes do webinar.

Ao tratar da mudança de hábitos dos pacientes, o palestrante destacou que o neurofeedback consiste numa abordagem do funcionamento do cérebro pela atividade elétrica gerada pelos neurônios definida por faixas de frequências de onda, que são registradas por aparelhos de eletroencefalografia (EEG). “A ideia do processo de aprendizagem se baseia no conceito de que experiência e comportamento estão ligados à existência de faixas de frequências no cérebro, que são medidas por exames de EEG, demonstrando a possibilidade de interferência nas ondas cerebrais”, declarou.

Quando a mediadora disse que a “ansiedade é o mal do século”, o psicólogo orientou o neurofeedback é ferramenta que pode ser aliada no tratamento de ansiedade e da depressão, detalhando que o funcionamento normal do cérebro é afetado quando um indivíduo sofre de algum transtorno, como depressão e ansiedade, ocasião em que a frequência das ondas emitidas é diferente do padrão. Ele informou ainda que o tratamento por meio do neurofeedback não apresenta qualquer contraindicação.

No encerramento do seminário, Francisco das Chagas Araujo fez suas considerações finais, quando destacou a importância da realização do evento, afirmando que “o neurofeedback é tratamento que demanda disciplina e que garante efeitos duradouros, pois o cérebro está sempre aberto para receber novas informações dentro de novos processos de aprendizagem para permitir que as pessoas superem problemas e consigam sempre melhorar a qualidade de vida”.

Na oportunidade, o gestor do Serviço de Saúde do TCMSP, Manoel Santana, agradeceu a presença do convidado e elogiou a apresentação pelo domínio do tema, sendo acompanhado pela gestora das Relações do Trabalho do TCMSP, Luiza Correia Hruschka, que encerrou o encontro, lembrando que o webinar passa a integrar a trilha de capacitação dos servidores do TCMSP.

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP promove gratuitamente eventos culturais, de ensino e de atualização por diferentes meios de formação, além de cursos sem a cobrança de taxa de inscrição, de matrícula, mensalidade ou quaisquer outros valores, dentre outras iniciativas educacionais.

Essa atividade, bem como o registro de diversos outros eventos, permanece disponível para consulta no momento mais conveniente ao interessado por meio da página do Youtube da EGC.

Confira a íntegra da palestra:

 trans.gif

 


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!