Assessoria de Comunicação, 27/11/2023

Em dezembro, a parceria estabelecida entre a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) e a Coordenadoria de Governo Aberto, da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo, oferece aos interessados três novas oficinas, na modalidade on-line, sobre aspectos diversos da gestão pública da cidade de São Paulo.

A primeira, realizada em 05/12, das 14h às 18h, tem como tema “Imposto para quem? A estrutura tributária brasileira, o lugar das cidades, reforma tributária e principais receitas em São Paulo”. Ministrada pelo pesquisador Guilherme Minarelli, do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), doutorando no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador-visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a oficina tratará dos principais elementos orçamentários e fiscais de modo que os participantes consigam entender a estrutura tributária nacional e qual posição o município ocupa dentro desse sistema, bem como é formada a receita do município de São Paulo.

No mesmo dia 05/12, das 19h às 21h30, a ecóloga Gabriela Rosa, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp/Bauru e doutora em Ecologia e Biodiversidade pela mesma universidade, com vários cursos realizados no Exterior, tratará de “Novas visões da Cidade”. Nesta oficina, Gabriela, que atualmente é analista ambiental da JGP Consultoria em projetos que buscam atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), tratará do planejamento das cidades do futuro, visando à melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Para tanto, apresentará as tendências mundiais e conceituará 21 princípios do que seria um bom planejamento urbano.

Por fim, em 08/12, das 9h às 13h, a gestora pública Cristine Rodrigues, que foi deputada jovem pelo Parlamento Jovem Brasileiro e gestora de Projetos da 1ª Edutech do Br, onde seu trabalho mereceu o título de Reconhecimento da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, dará a oficina “ODS no meu território: luz, câmera, ação!”. Nela, serão fornecidos instrumentos para que os jovens reflitam sobre desenvolvimento sustentável, à luz dos ODS. Cristine criará com os participantes roteiros audiovisuais centralizados nos próprios territórios, atrelando problemas locais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Não perca a oportunidade de se inscrever gratuitamente!

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

oficinas dezembro