Assessoria de Comunicação, 22/01/2024

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) convidou a analista de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal de São Paulo, Miriam Helena Bueno Falotico, para abrir a temporada de cursos de 2024. A ideia foi o de permitir uma reflexão sobre a importância da conservação, manutenção e ampliação de sistemas de áreas verdes e a relação com nascentes, lagos e rios dentro do Município de São Paulo. A iniciativa do curso on-line tem como objeto de estudo o Parque Ibirapuera e a Bacia Hidrográfica do Córrego do Sapateiro.

aA partir de um resgate histórico, a professora mostrou como os sistemas naturais, e a importância das várzeas, não eram entendidos para boa qualidade da água e para a biodiversidade. "Nós transformamos esses ambientes, nós negligenciamos as nascentes, não recuperamos, não revitalizamos ao longo do tempo, poluímos nossos rios, os canalizamos e ocupamos suas margens", refletiu a professora.

A segunda aula, prevista para ocorrer na terça-feira (23/01), inclui no cronograma uma visita monitorada pelo interior do Parque Ibirapuera, partindo do Viveiro Manequinho Lopes e que vai até a Estação de Tratamento e Remoção de Flutuantes da Sabesp, abastecida pelas águas do Córrego do Sapateiro.

Com base no trabalho de campo será feita uma dinâmica de grupo para estruturar ideias que ajudem a traçar caminhos para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Outro objetivo busca mudar a mentalidade do munícipe para destacar a beleza da preservação. Entre os fundamentos dessa atuação estão documentos importantes, como os planos de Ação Climática; o Municipal de Áreas Protegidas; de Sistema de Áreas Verdes e Áreas Livres do Município; de Saneamento e também o Plano de Resíduos, além dos cadernos de drenagem da prefeitura.

Ainda é possível participar do curso. As inscrições continuam abertas.

Acesse aqui e inscreva-se.

b