Assessoria de Comunicação, 08/02/2024

Silvio Gabriel Serrano Nunes, docente da Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC), é coautor do artigo “Rui Barbosa e a inteligência que refundou o Brasil – Intelectualidade entre a política e a imposição do Federalismo”, publicado na edição 78 da revista Projeto História, mantida e editada pelo Programa de Estudos Pós-Graduação em História da PUC-SP.

artigo rui barbosa

O artigo aborda o protagonismo de Rui Barbosa na “refundação” do Brasil, a partir do golpe republicano de 1889. Trata ainda de seu perfil intelectual e trajetória política, considerado seu papel na elaboração da primeira Constituição republicana, sobretudo quanto ao federalismo, o que o imortalizou para além da Academia Brasileira de Letras. O estudo também registra sua convivência com a intelligentsia que assumiu a missão de construção de um Brasil moldado no progresso e na modernização para compreender sua relevância nesse cenário. Os autores se valem, metodologicamente, da revisão bibliográfica de obras sobre Rui Barbosa e daquelas ligadas à emergência da República Velha e aos intelectuais que ocuparam espaços nas instituições do saber e do poder nesse âmbito.

Clique aqui e confira a íntegra do artigo.