Comunicação, 23/05/2024

A apresentação do trabalho de conclusão do projeto realizado por universitários do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi o ponto alto que marcou a cerimônia de encerramento do “Projeto Aplicado Operações Urbanas Consorciadas em São Paulo: Análise do Direito à Moradia Digna, um olhar além dos números”. O evento presencial foi realizado nesta quinta-feira (23/05), no auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP).

todos mesa
Entre os participantes da mesa principal dos trabalhos da cerimônia constaram o diretor-presidente da Escola, Ricardo Panato, representando na oportunidade o conselheiro do TCMSP e supervisor da EGC, João Antonio da Silva Filho; Egle Monteiro, coordenadora do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do TCMSP; Daniel Wasem Quesada, chefe de gabinete da SPUrbanismo; a professora Cibele Franzese, representante da coordenação do curso de graduação em Administração Pública da FGV-EAESP; e as professoras da FGV, Zilma Borges e Rogiene dos Santos, coordenadoras do Projeto Aplicado.

A realização do Projeto Aplicado Operações Urbanas Consorciadas em São Paulo é resultado de parceria firmada entre o Observatório de Políticas Públicas do TCMSP, por meio do GT Urbanismo, e a Fundação Getúlio Vargas. A disciplina, decorrente do projeto, foi oferecida aos alunos do terceiro ano do curso de Administração Pública da FGV.

Conforme os presentes no auditório da EGC puderam verificar durante a apresentação, a iniciativa educacional permitiu ao grupo de alunos desenvolver pesquisas, estudos e trabalhos de campo sobre a produção de Habitação de Interesse Social com recursos das Operações Urbanas Consorciadas, com enfoque nas questões sociais relacionadas ao Direito de Moradia.

O trabalho dos estudantes resultou na elaboração de diagnóstico da política habitacional implementada no âmbito da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, com foco no Conjunto Habitacional Coliseu, na região da Vila Olímpia, Zona Sul da capital paulista, contendo diretrizes e protocolos, a partir do processo de remoção, bem como do retorno dos mesmos à nova rotina no conjunto habitacional. Os alunos da FGV também elaboraram indicadores de acompanhamento de todos os processos envolvidos na avaliação de políticas públicas, que foram organizados nos pilares: Financeiro, Ambiental, Social e Moradia digna.

No encerramento do evento, os integrantes da mesa ressaltaram a qualidade do trabalho desenvolvido e o envolvimento dos alunos com um tema tão complexo como o Direito à Moradia Digna. Na ocasião, mereceu destaque a manifestação da líder comunitária e conselheira tutelar de Pinheiros, Rosana Maria dos Santos, nascida no mesmo lugar em que está implantado o novo Conjunto Habitacional Coliseu. Ela elogiou a atuação dos estudantes nos processos de entrevistas com os moradores do conjunto habitacional.

panatoDiretor-presidente da Escola, Ricardo Panato

danielDaniel Wasem Quesada, chefe de gabinete da SPUrbanismo

cibele franzeseProfessora Cibele Franzese, representante da coordenação do
curso de graduação em Administração Pública da FGV-EAESP