Comunicação, 28/05/2024

Já está no ar o nono episódio do Pod Observar, o podcast do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. A partir desde edição ele se transforma num videocast e você poderá percorrer a história do grafite na capital paulista pelas entrevistas e obras de dois renomados grafiteiros: Rui Amaral e Carolina Itzá.

banner podobservar

Além de artista multimídia, Rui é professor e ativista cultural. Formado em Artes Plásticas pela FAAP, ele é um dos pioneiros do movimento do grafite no Brasil e fez parte da chamada Geração 80, responsável por levar a arte das ruas para bienais, museus e galerias. Na entrevista, além de sua história, ele trata da importância do grafite como uma arte ilegal, de enfrentamento, resistência e transgressão. E fala dos conflitos e dos movimentos de aproximação e afastamento entre grafitagem e poder público.

Resistência e transgressão também fazem parte da proposta levada às ruas por Carolina Itzá. Enfatizando sua raiz periférica e sua porta de entrada no grafite por meio da pichação, Carolina, que é artista visual e curadora, bacharel em Antropologia pela Universidade de São Paulo e Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo, fala de suas intervenções em comunidades. Com um viés fortemente comunitário, Carol Itzá explica suas intervenções fortemente marcadas pelas questões sociais e de gênero, dando ênfase às figuras femininas e seus cotidianos.

Para você acompanhar o VIDEOCAST, é necessário apenas ter uma conta gratuita no Spotify, com login e senha.

Também é possível acessar o programa pelo canal da Escola no Youtube.