Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Escola de Contas do TCM recebeu, no dia 5 de maio, workshop sobre inovações nas atividades de pavimentação de ruas e avenidas

Assessoria de Imprensa, 19/05/2016

 

No encontro, especialistas apresentaram e discutiram as novas tecnologias e materiais que tem potencial para melhorar o serviço e reduzir custos. O presidente do Tribunal, conselheiro Roberto Braguim, abriu o dia de atividades saudando o presidente da Escola de Contas, conselheiro corregedor João Antonio, o diretor da Escola, professor Moacir Marques, os palestrantes e o público presente no evento.


“Nós, aqui no TCM, sentimos isso já num debate no Plenário, quando julgávamos processos referentes à pavimentação na cidade de São Paulo. O conselheiro Domingos Dissei, que tem uma formação em engenharia, salientou a importância de nós fiscalizarmos de outra forma a pavimentação asfáltica na cidade de São Paulo”, disse Braguim. “Todos os conselheiros entenderam a importância do tema e o Tribunal passou a tratá-lo de maneira muito peculiar, e este é o motivo deste workshop, com essas pessoas altamente capacitadas.”

O presidente do TCM ainda ressaltou que “nessa quadra em que nosso País passa, de instabilidade econômica, de problema de reservas de recursos em todos os âmbitos da República, mormente no nosso caso vamos falar do Município de São Paulo, cuja LDO para o ano que vem já prevê um decréscimo de 4 bilhões de reais em investimentos, é muito importante que nós aproveitemos todas as técnicas possíveis para que possamos desfrutar da melhor maneira do uso e da aplicação dos recursos públicos.”

Em seguida, o conselheiro corregedor, João Antonio, que preside a Escola de Contas, saudou os presentes, agradeceu ao presidente Roberto Braguim e reforçou o papel do Tribunal em relação ao bom uso do erário. “O TCM é uma instituição de Estado que visa contribuir com a boa aplicação do dinheiro público. Essa é a essência da nossa atividade e desse workshop”, salientou. “Nós, os cinco conselheiros, e o corpo técnico temos aprimorado os mecanismos do controle preventivo. O evento de hoje tem esse sentido, e a Escola de Contas tem cumprido o papel de ser parceira com os órgãos da administração pública.”

O conselheiro Domingos Dissei também saudou os presentes e agradeceu os conselheiros pelo incentivo às atividades voltadas à pavimentação promovidas pelo Tribunal e pela Escola de Contas. “A causa da pavimentação é muito importante para a cidade. Nós temos desenvolvido esses estudos sobre a pavimentação e notamos uma evolução grande dentro do TCM”, salientou. Dissei lembrou ainda dos ensaios tecnológicos introduzidos em algumas subprefeituras, nos quais são medidos a espessura, a compactação, a granulometria etc. do asfalto da cidade.

A palestra técnica de abertura foi conduzida pelo professor mestre Paulo Roberto Miranda Serra, e girou em torno do tema “A importância de um Plano de Gestão de pavimentação para as cidades”. De acordo com ele, a manutenção preventiva tem que ser um ponto essencial. “Há uma inversão de valores: tapar muito buraco é um mérito político, mas o correto é não precisar tapar buracos, e sim usar de mecanismos que garantam a qualidade do asfalto e seu rejuvenescimento.”

Ao longo do dia, o workshop contou com três painéis: “A importância de um Plano de Gestão de Pavimentação para as cidades”, “Aplicação de materiais reciclados na pavimentação” e “Novas tecnologias, materiais e logística na pavimentação asfáltica”. Em cada um, engenheiros e especialistas apresentaram as mudanças técnicas e tecnológicas na atividade de pavimentação e discutiram as formas adotadas para tornar o trabalho mais eficiente.

A fim de ilustrar os debates, o evento contou ainda com uma oficina demonstrativa do Laboratório de Espuma de Asfalto, que levou o maquinário de produção e amostras de pavimentos realizados. O público pode acompanhar de perto a preparação do material utilizado na atividade.

O relatório do workshop, desenvolvido pelo Dr. Antônio Roberto Batista, está disponível no site da Escola de Contas: www.escoladecontas.tcm.sp.gov.br


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!