Assessoria de Imprensa, 19/09/2016

A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo e a Escola do Parlamento da Câmara Municipal realizaram, no último dia 13 de setembro, aula magna que inaugurou a parceria das instituições no curso de pós-graduação de aperfeiçoamento “Legislativo, Controle Externo e Políticas Públicas no Brasil"

A abertura contou com a presença do conselheiro corregedor do TCMSP e diretor presidente da EC, João Antonio da Silva Filho, e do diretor presidente da Escola do Parlamento, Christy Pato.

O conselheiro João Antonio (foto) saudou os alunos e refletiu sobre a importância do curso no cenário atual brasileiro. “Qual é o Estado que nós queremos? Um Estado que fornece apenas a igualdade formal entre os cidadãos ou que forneçam plenas condições de superar as desigualdades sociais?”, perguntou. “Todos os instrumentos de controle social têm de ter como fundamento garantir o ser humano como foco.”

aula inaugural joao antonio

Em seguida, o diretor presidente da Escola do Parlamento, Christy Pato (foto), realizou uma discussão a partir de fundamentos teóricos. “O objetivo é entender como as nossas instituições funcionam na democracia contemporânea”, explicou. ”No modelo atual de sociedade, em lugar de valorizar a vida pública, nós valorizamos a vida privada. Nosso cotidiano sobrecarregado não nos permite pensar a coletividade de maneira integral.”

aula inaugural christy pato

No encerramento, a professora Bárbara Popp, da Escola de Contas, e o professor Alexsandro Santos, da Escola do Parlamento, deram informações gerais sobre o funcionamento das aulas e da dinâmica pedagógica. Eles compartilharão a coordenação do curso, que terminará em junho de 2017.

barbara alexasandro