Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Marisa Moura Verdade*

É inegável uma crescente preocupação com as perdas na qualidade dos relacionamentos humanos. Parece que a nossa capacidade de olhar para o outro e reconhecer seus sentimentos está enfraquecendo. Atualmente, fala-se muito sobre o poder da empatia - a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir o que ele está sentindo e pensando. Segundo especialistas, a maioria das pessoas tem condições genéticas para desenvolver seu potencial empático. No entanto, o exercício dessa capacidade está em declínio há décadas. Hoje em dia, falta empatia e sobra intolerância, bullying e ruptura de amizades.


A palavra empatia vem do grego “empatheia”, derivada do termo “pathos”, que representa toda emoção vivida por seres humanos: suas paixões e suas dores. Provavelmente, na Grécia antiga a noção de “empatheia” já era conhecida como possibilidade de estar presente na psique do outro, compreendendo seus sentimentos e pensamentos, compartilhando e vivendo seus “pathos” – as dores e tribulações, as amarguras e os lutos . Diferentes áreas do conhecimento científico desenvolvem estudos sobre esse tema, principalmente as humanas, sociais e da saúde. Questionamentos sobre empatia agenciam reflexões sobre a vinculação humana - as relações interpessoais e suas vulnerabilidades.

A empatia pressupõe abertura psicológica para acolher, sem julgar, a experiência dos outros. Indivíduos empáticos apresentam algum tipo de comunicação afetiva, no sentido de sentir-se atingido ou tocado pelo modo de ser e estar dos outros. Essa sensibilidade é fundamental na identificação e compreensão psicológica de cada pessoa.

O contato empático pode ser de natureza cognitiva, emocional e compassiva. A empatia cognitiva ajuda a entender corretamente a forma de pensar do outro. A empatia emocional se manifesta quando, além do entendimento da forma de pensar, sentimos o estado emocional do outro, como se as suas emoções fossem fisicamente contagiantes. A empatia compassiva aciona a compreensão intelectual e as trocas emocionais para organizar uma ação de ajuda a quem precisa. Ser empático não implica, necessariamente, assumir compromissos de ajuda. Porém, o contato sensível com quem enfrenta aflições e dificuldades agencia o primeiro passo vital para a ação compassiva.

Quem pratica a empatia conhece o impacto positivo de um bem-estar compartilhado. Acolher sensações, sentimentos, pensamentos e fantasias de alguém favorece certa propensão a empatizar com quem é parecido conosco. Pessoas empáticas buscam razões e motivações para o comportamento dos outros. Exercitam uma escuta atenta e compreensiva, o que evita julgamentos apressados sobre as atitudes alheias. Uma característica empática relevante é a valorização da tolerância e a prática do perdão. Nesse sentido, a empatia promove habilidades que enriquecem a qualidade de vida de quem se dispõe a cultivar seus relacionamentos. Quanto mais é praticada, mais seus efeitos positivos multiplicam-se sobre as diferentes áreas da vida.

Infelizmente, nem sempre a capacidade empática se apresenta como potencial benigno. Algumas pessoas experimentam uma empatia emocional tão profunda e avassaladora que vai além da compreensão dos pensamentos e sentimentos dos outros. Nesses casos, não há discriminação na abertura psicológica e o contato emocional é angustiante. Tal vivência empática não diferencia conhecidos e estranhos, tampouco discrimina pessoas e personagens fictícios. Nesses casos, a ligação com o outro ocorre de tal modo que os empáticos chegam a sentir fisicamente as dores que não são suas. Essa “empatia tóxica” ou “síndrome do excesso de empatia ou compaixão” será tema da próxima coluna.


* Psicóloga, Mestre em Educação Ambiental, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano, especializada em Psico-Oncologia, pesquisadora do Laboratório de Psicologia Social da Religião do IP-USP. Autora do livro Ecologia Mental da Morte. A troca simbólica da alma com a morte. (Editora Casa do Psicólogo & FAPESP). E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Comentários

0 # IVONE RIBEIRO DE OLI 10-10-2019 00:25
Nossa, muito interessante esse artigo,amei e já me interessei pelo próximo, por quê já tive essa empatia chamada de tóxica e o que me curou foi ler a Bíblia. Onde encontramos os ensinamentos de Deus. Em algum lugar diz para não dos fornos tanto pelos outros, ser misericordiosos mas não ao ponto de ficarmos doentes de dorm
0 # Escola de Contas 11-10-2019 10:10
Caríssima Ivone, agradeço seus comentários.
Bom saber que tem interesse nas questões da empatia.
Grande abraço!
Marisa
0 # Daniel Ferreira Marq 22-04-2021 02:28
Encontro a necessidadbbe de que haja uma autentica diferenciacao entre empatia e compaixao.
Ao meu ver por ex:
Um agente publico com excesso de empatia,corre o risco de praticar o abuso de poder quando comeca a exigir estando a praticar a empatia,mas a compaixao na ha excesso ,pois sem compaixao acaba a pratica da compaixao que se encerra quando deixa de ter compaixao.
Um abraco!
+1 # Escola de Contas 06-05-2021 12:05
Bom dia, Daniel

Agradecemos o seu contato e suas considerações.

um abraço.

Escola de Gestão e Contas

Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!