Wagner Dal Medico

A ISO 9001:2015 baseia-se em sete princípios:  1º Foco no cliente, 2º Liderança, 3º Engajamento das pessoas, 4º Abordagem de processo, 5º Melhoria, 6º Tomada de decisão com base em evidência e 7º Gestão de relacionamento. A norma enfatiza que uma organização deve observar esses sete princípios para a construção do seu sistema de gestão da qualidade

A norma não tem por objetivo estabelecer um sistema único de gestão. Ele oferece os princípios como requisitos para construção de um sistema de gestão que deve ser construído pelos gestores de cada organização interessada, levando-se em conta o seu ambiente organizacional, as mudanças e os riscos a ele associados, as suas necessidades, seus objetivos específicos, os produtos ou serviços fornecidos, os processos necessários, seu porte e sua estrutura.

O enfoque dado pela norma é o da abordagem de processo para construção de um sistema de gestão da qualidade eficaz e para o atendimento dos requisitos apresentados pelo cliente objetivando o atendimento de suas necessidades.

Em suas atividades a organização apresenta processos que interagem entre si. O entendimento e o competente processo de gerenciamento dessas interações entre processos aumentam o grau de eficiência e de eficácia da organização para atingir os resultados pretendidos.

O fluxo dos processos de trabalho devem demonstrar claramente essas interações de cada etapa do processo, desde a sua entrada, identificando os elementos que as constituem e respectivas fontes, o seu processo, constituído das atividades que irão gerar o produto ou serviços a partir dos insumos empregados, e a saída constituída no produto ou serviço acabado e entregue ou prestado aos clientes ou interessados.

Devem ser definidos os pontos em que serão estabelecidos os controles para monitoramento da execução do processo e medição do desempenho das atividades, com consequentes reflexos nos resultados esperados pelo cliente ou interessado. A organização deve manter as informações documentadas para apoiar e dar confiabilidade as operações de seus processos de modo a realizá-lo conforme o planejado.

Nesse contexto é verificado se o seu sistema de gestão atende aos requisitos estabelecidos pela norma para manutenção da qualidade esperada pelo cliente ou interessado nos seus produtos ou serviços e se possui capacidade para promover as mudanças necessárias para melhorar os processos e, portanto, do próprio sistema de gestão da qualidade.

Vale destacar que a ISO 9001 é utilizada como referência para a certificação do sistema de gestão pela qualidade. Assim quando utilizada pela organização ela serve de referência para as auditorias internas ou as chamadas auditorias de 1ª parte. Pode ser utilizada, igualmente, pelos clientes para garantir a qualidade de seus fornecedores servindo como referência para as chamadas auditorias de 2ª parte ou de fornecedores.

E, por fim, o atendimento aos requisitos da norma ISO 9001 enseja a organização requerer certificado por um organismo certificador credenciado externo, a chamada auditoria de 3ª parte. A certificação deve ser pleiteada junto a um órgão certificador reconhecido, e a organização deve demonstrar que atende a todos os requisitos da norma para que receba o certificado oficial.

Referências

Palavras-chave: gestão de qualidade, qualidade, sistema da qualidade

Wagner Dal Medico possui Mestrado em Administração e leciona as disciplinas Gestão dos Recursos na Área Pública, Indicadores de Desempenho, Programa 5S e Sistema de Gestão pela Qualidade.

Os artigos aqui publicados não refletem a opinião da Escola de Contas do TCMSP e são de inteira responsabilidade dos seus autores.